Acompanhamento da proposta de tratamento odontológico
A menos que sinta dor ou claramente necessite de cuidados dentários, os pacientes muitas vezes hesitam antes de se comprometerem com o tratamento ... especialmente se for caro.
Você recomendou o tratamento odontológico ao paciente, explicando a situação, apontando os benefícios e respondendo a todas as dúvidas. No entanto, a consulta não terminou com a aceitação de sua proposta. Embora a paciente não tenha dito não, ela também não disse sim. Ela disse que “teria que pensar sobre isso”.
A menos que sinta dor ou claramente necessite de cuidados dentários, os pacientes muitas vezes hesitam antes de se comprometerem com o tratamento ... especialmente se for caro. Não muitos anos atrás, os dentistas podiam se dar ao luxo de abandonar esses casos e deixar que os pacientes tocassem no assunto novamente. Agora, faz sentido para você fazer o acompanhamento quando nenhuma decisão tiver sido tomada. O desafio é fazer isso sem aplicar pressão indevida. Aqui estão algumas sugestões:
Indique que você está sempre disponível para uma discussão mais aprofundada.
Antes de o paciente sair, mencione que ficará feliz em responder a quaisquer outras perguntas ou tratar de questões. Isso não só leva, às vezes, os próprios pacientes a abordarem o assunto, mas também prepara o terreno para você ou um membro da equipe mencionar novamente o tratamento proposto.
Ligue, envie mensagem de texto ou e-mail ao paciente alguns dias após a consulta.
Quando a resposta de um paciente à sua recomendação de tratamento for “talvez”, entre em contato, perguntando se há alguma dúvida ou necessidade de mais informações ... tomando cuidado para não exigir aceitação. Isso será visto como uma cortesia e como uma prova de que você tem um interesse pessoal pelo bem-estar do paciente.
Consulte o tratamento proposto durante as visitas subsequentes ao consultório.
Quando o paciente chega seis meses depois para uma consulta de higiene, é perfeitamente natural perguntar se ele pensou mais em sua recomendação. Isso abre a porta para uma conversa que pode levar à aceitação. Se necessário, você pode lembrar o paciente do assunto durante as consultas subsequentes. O higienista também pode perguntar se o paciente ainda está considerando o tratamento.
Se houver alterações relacionadas ao que você recomendou, use-as como base para mais discussões. Mais deterioração do dente em questão, novas tecnologias, questões de seguro ... há muitas razões possíveis para rever a proposta de tratamento com o paciente. Qualquer um deles poderia inclinar a balança a favor da aceitação do caso.
Olhando além da apresentação inicial e desenvolvendo estratégias de acompanhamento eficazes, como as discutidas aqui, sua prática pode aumentar sua taxa de aceitação - e sua produção - substancialmente.
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