7 maneiras de tornar o marketing de sua clínica odontológica mais eficaz em 2021
À medida em que 2021 avança, encontrar o equilíbrio correto no marketing da clínica odontológica é fundamental
Sem dúvida, sua clínica está fazendo as coisas de forma diferente do que fazia apenas um ano atrás. Os pacientes querem saber disso, portanto, incorporar essas informações em suas novas estratégias de marketing é uma boa maneira de começar 2021.
O mundo do marketing mudou drasticamente em 2020. Os consultórios odontológicos estavam na vanguarda, inovando e se ajustando a novas maneiras de fazer as coisas, enquanto navegavam na necessidade crescente de assegurar aos pacientes que suas visitas seriam seguras. O tipo de informação que estava sendo disseminada mudou, com consumidores exigindo especificações quando se tratava de como seu dentista iria protegê-los da exposição.p>
Ajudou o fato de a indústria odontológica ser, como um todo, um dos campos mais preocupados com a saúde. Muitos parâmetros de segurança já estavam em vigor como parte dos protocolos padrão de esterilização e desinfecção, e mais foram adicionados rapidamente. Essas realidades de bastidores tornaram-se repentinamente um ponto focal de marketing.
À medida em que 2021 avança, encontrar o equilíbrio correto no marketing da clínica odontológica é fundamental. Se você ainda não abraçou o poder da telessaúde e da comunicação por meio dos canais digitais, é hora de dar esse salto. Aqui estão sete maneiras de ganhar mais com cada dólar alocado em seu orçamento de marketing.
Pare de ser reacionário
Não “compre” uma solução de marketing sem antes fazer sua lição de casa. Pode ser tentador ver quedas na produção e em novos pacientes e começar a jogar dinheiro no problema. Mas se você não fez sua pesquisa, isso pode ser dinheiro que você nunca verá novamente. Nem todos os planos de marketing são iguais e poucos atendem às demandas exclusivas de uma clínica odontológica ou às necessidades e desejos de sua base de pacientes.
Compreenda os três principais estilos de marketing
Existem apenas alguns estilos de marketing primários e cada um tem um custo de entrada diferente, uma taxa de conversão diferente e um retorno do investimento (ROI) diferente.
1.Anúncio
Publicidade é marketing “baseado em interrupção”. Tradicionalmente, é o mais caro, funciona mais rápido e leva menos tempo. No entanto, também pode ser um método disperso com uma taxa de conversão baixa (devido à sua natureza impessoal) e ROI marginal (devido ao custo proibitivo)..
É por isso que os gastos com anúncios tradicionais estão caindo rapidamente e sendo substituídos por orçamentos para marketing online e campanhas de mídia social. 1 Isso significa que a publicidade tradicional está morta? Não, mas isso significa que você precisa mudar para o omni-channel mais cedo ou mais tarde.
2. Digital
O marketing digital é “baseado em permissão” e opera a partir de dados que você coletou de pacientes ou pacientes em potencial ou adquiriu de terceiros que obtiveram permissão para que os dados fossem usados em marketing.
Digital tem um custo menor do que a publicidade tradicional e maiores taxas de conversão e ROI se as campanhas forem rastreadas de forma adequada e o teste A / B consistente (um experimento aleatório com duas variantes, A e B) for usado para maximizar os ganhos. Em 2020, o gasto com publicidade digital finalmente ultrapassou o tradicional, por mais de um motivo.
3. Marketing com significado (MWM)
O marketing boca a boca sempre foi o mais eficaz; as referências funcionam em todas as indústrias e a odontologia não é exceção. No entanto, o boca a boca se modernizou em “marketing com significado” e suas referências agora são mais prováveis de vir de comunidades offline e online e ser baseadas no alcance de sua clínica e nos esforços para educar e informar.
É relatado que 90% dos consumidores acreditam nas recomendações de amigos e 70% acreditam nas opiniões dos consumidores; em contraste, 75% não acreditam que os anúncios sejam verdadeiros. Os usuários de mídia social têm 71% mais probabilidade de confiar em uma marca à qual outro usuário se refere. 3 Aprender como aproveitar o MWM pode funcionar mais devagar e levar mais tempo para refinar, mas oferece os melhores resultados - e os melhores pacientes!
Seja realista quanto ao seu orçamento
Seu orçamento não é apenas dinheiro; também é a hora - a sua hora, a hora dos membros da sua equipe e a hora dos seus pacientes. Quanto tempo você pode dedicar ao marketing, acompanhamento de campanha e análise? Alguns de seus gastos com marketing podem precisar ser gastos com um especialista que possa lidar com os detalhes. Deixe-me ser claro, a agência que vende a você a tática de marketing muitas vezes não é a melhor especialista para a criação, execução e medição de seu orçamento exclusivo.
Não é apenas quanto você tem em seu orçamento, mas onde você gasta. Os gastos com mídia social quase dobraram no primeiro semestre de 2020, saltando de 13,3% dos orçamentos de marketing para 23,2%, e as previsões são de que os gastos com mídia social representarão cerca de 23,4% de todos os orçamentos de marketing no primeiro semestre de 2021. 4 Se você ainda não o fez, agora é a hora de diversificar seus gastos com marketing.
Considere revisar as alocações de marketing de 2019 e 2020 e transferir os dólares dos canais tradicionais de pior desempenho para estratégias mais eficazes de permissão e MWM. Você pode pesquisar, construir campanhas, testar, analisar, ajustar e testar novamente até que seus novos esforços de marketing superem os antigos.
Saiba quanto vale um novo paciente
Quantos novos pacientes (NP) você atraiu em 2020? Que parte das receitas pode ser atribuída à produção de novos pacientes (NPP)? É matemática simples, mas muitos consultórios falham em concluir essa etapa simples para obter uma visão dos ganhos da clínica. Aqui está uma fórmula fácil: 100.000 em NPP / 100 NP = $ 1.000 por novo paciente.
Vá mais fundo. Quais pacientes valem mais do que a média? Quais pacientes estão na sua clínica há mais tempo? Seu valor de vida (LTV) é algo a ser replicado. Além disso, observe seus padrões de referência. Quem traz novos negócios para você como um embaixador de sua clínica? Encontre maneiras de identificar pacientes semelhantes e incentivar a atividade de encaminhamento.
Compare você com você
Cada clínica odontológica é diferente, com seu próprio público-alvo demográfico, alcance geográfico e lucratividade potencial. Se você dirige um pequeno consultório odontológico geral em uma comunidade rural, não pode se comparar ao consultório multiespecializado de uma cidade grande. Isso parece óbvio, mas os dentistas costumam ser culpados de compartilhar histórias com seus amigos sem realmente entender as verdadeiras métricas de comparação.
Concentre-se nas principais métricas, como aquisição, retenção, atrito de pacientes e receitas de pacientes novos e existentes. Priorize a transformação de sua base de pacientes existente em um funil através do qual as referências podem fluir. Olhe para os seus números mensais e tente melhorá-los continuamente. A única meta a ser vencida é a sua.
Teste, rastreie, ajuste
Este é o principal obstáculo para muitos consultórios dentários. Eles pulam o teste, não rastreiam de forma eficaz (ou em um período de tempo razoável), não conseguem se ajustar, ou todos os três. Isso leva a uma enorme perda de tempo e dinheiro, sem resultados acionáveis e um retorno aos mesmos velhos esforços de marketing "comprovados".
A falha em medir o ROI é uma das principais causas do desperdício de gastos com marketing. Como você pode saber se algo está funcionando se você não está rastreando e analisando os resultados e, em seguida, ajustando para fazer melhor? Aprender como identificar causa e efeito e medir com precisão o ROI é a chave para tornar os esforços de marketing mais eficazes.
Faça do marketing um esforço de equipe
O marketing fará parte do trabalho de todos, mas precisa ser apresentado corretamente. Cada membro de sua equipe precisa estar ciente de seu plano de marketing e do papel que se espera que desempenhe nele, e isso começa na data de contratação. Ao tornar o marketing um ponto-chave na descrição do trabalho de todos, você evita que pareça algo extra que eles devem fazer e ele simplesmente se torna parte de sua cultura da clínica.
Quando todos estão envolvidos em marketing, o alcance da sua clínica ganha vida própria. Você pode ser proativo - antecipando necessidades e desejos e proporcionando experiências excepcionais aos seus pacientes - e reativo - respondendo a eventos e situações em sua comunidade (tanto física quanto online) - em tempo real.
Ser proativo costuma ser visto como superior a ser reativo, mas há momentos em que uma resposta rápida pode ser oportuna e eficaz. Apenas certifique-se de que a reatividade seja cuidadosamente controlada pela implementação de uma cadeia de responsabilidade; é melhor errar por excesso de cautela do que passar semanas ou meses tentando se recuperar de uma gafe dispendiosa na mídia social porque uma postagem responsiva não foi pensada completamente.
Ao implementar essas iniciativas de marketing, você pode aumentar seu alcance, aprimorar seus relacionamentos com pacientes existentes e potenciais e maximizar suas receitas de prática em 2021.
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