5 ideias de marketing odontológico para dentistas adquirirem e reterem pacientes

Obter crescimento e sucesso com o marketing pode ser um desafio. Aqui estão cinco ideias de marketing odontológico para dentistas adquirirem e reterem pacientes.

É comum que todas as conversas de marketing odontológico girem de alguma forma em torno de novos números de pacientes. Essa métrica tem valor porque:

  • Seus novos dados de pacientes revelam muito sobre como as pessoas estão encontrando você e seus serviços
  • Como a maioria dos consumidores, uma alta porcentagem de pacientes em potencial faz uma procura on-line para encontrar um dentista ou para pesquisar tratamentos odontológicos
  • Poderíamos explorar o marketing odontológico em um sentido amplo. E claro, você acabaria com uma longa lista de novas ideias que poderiam ser implementadas.

    Vamos restringir nossa conversa desta vez a algumas estratégias digitais on-line que você pode incluir em seu plano de marketing odontológico. Cada um tem um forte potencial para aumentar seu número de novos pacientes.

    Mas...

    Cada um também tem o benefício adicional de ajudá-lo a comercializar melhor seus serviços e envolver sua crescente base de pacientes atual.

    Coloque seu site em forma

    O eixo da sua presença on-line é o seu site de consultório odontológico. Otimizá-lo é fundamental.

    A otimização não se aplica apenas a uma estratégia de SEO. Um site otimizado também implica que você está aproveitando ao máximo sua plataforma digital principal.

    A primeira impressão de um paciente é muitas vezes formada quando eles visitam seu site, então, design, facilidade de navegação e voz/linguagem conversacional (sem jargão dentário) são vitais.

  • 90% dos usuários da web formam uma opinião sobre um site com base em seu design
  • 38% dos usuários clicarão fora de um site se o design for pouco atraente e difícil de navegar
  • Design geral, gráficos, imagens, etc. devem ser responsivos a desktops e dispositivos móveis
  • Hoje em dia, é cada vez mais essencial que o seu site de consultório odontológico esteja equipado com algumas características únicas:

  • Conteúdo informativo e útil que responde a perguntas e resolve os problemas que as pessoas naturalmente pesquisarão on-line
  • Capacidade de agendamento on-line
  • Imagens e vídeos de bom gosto que obrigam e informam os visitantes do site sobre o benefício da saúde bucal e seus serviços relacionados
  • Opções de pagamento e faturamento on-line
  • Pedidos de prescrição online e opções de renovação
  • Tecnologia de bate-papo e mensagens para uma comunicação fácil e rápida com você/sua equipe
  • Cada um dos itens acima também depende de segurança, velocidade, SEO (palavras-chave locais e odontológicas) e capacidade de dispositivo inteligente (móvel).

    Obter uma listagem da página do Google Meu Negócio

    Uma conta do Gmail abre a porta para grandes oportunidades para pacientes em potencial encontrarem você on-line. Mas otimizar sua página do Google Meu Negócio (GMB) é a chave para fazer essa conexão.

  • Comece construindo sua página GMB. Pesquise no Google o processo e você encontrará informações passo a passo sobre como fazê-lo.
  • Otimize sua página fornecendo as informações necessárias em cada seção. As informações na sua página GMB serão sincronizadas automaticamente com o Google Local Map Pack – uma lista agrupada de empresas semelhantes por localização (incluindo consultórios odontológicos localizados mais próximos de quem está pesquisando).
  • Você também vai querer adicionar alguns detalhes à sua página GMB para melhor otimização:

  • Esclareça sua categoria (por exemplo, "odontologia", "dentista", "consultório odontológico", etc.)
  • O número de telefone do seu consultório
  • Uma breve descrição da sua prática (mantenha-a focada nos benefícios)
  • Suas horas de prática
  • O endereço da sua clínica
  • Avaliações da sua clínica dentária
  • Obtenha conteúdo em seu blog odontológico

    Sem um novo fluxo de conteúdo publicado regularmente, seu site pode ser nada mais do que um folheto on-line. Os mecanismos de pesquisa (ou seja, o Google) classificam uma página da Web em busca de palavras-chave que os pacientes em potencial estão usando para encontrar informações relevantes.

    A escolha do tópico pode ser um desafio. Mas torna-se mais fácil quando você ouve as perguntas que seus pacientes atuais estão fazendo. Suas perguntas e preocupações muitas vezes refletirão as do público geral que busca odontologia.

    Ideias para o conteúdo do blog podem incluir:

  • Mitos, suposições ou imprecisões comuns sobre odontologia, atendimento odontológico ou tratamento odontológico específico
  • Tópicos odontológicos populares, como clareamento dental, aparelhos, procedimentos DIY, cuidados bucais diários, etc.
  • Postagens temáticas de perguntas frequentes que fazem e respondem a perguntas específicas sobre tópicos sobre os quais os pacientes querem informações
  • Mantenha-se ativo nas redes sociais

    Uma presença na mídia social hoje é como um ponto de encontro local. É onde o público se reúne para se comunicar, mas também para fazer pesquisas intuitivas sobre seus interesses ou sua próxima compra.

    Quanto mais você alavancar as mídias sociais para sua clínica, melhor será seu envolvimento com os pacientes atuais e potenciais.

  • Seja um pouco mais "granular" com suas postagens de mídia social do que você é através do conteúdo do seu blog. Forneça "sound-bytes" sobre porcentagens relevantes, estatísticas e fatos que chamam a atenção sobre odontologia.
  • Use recursos visuais como infográficos, vídeos curtos e informativos e imagens de bom gosto e emocionalmente atraentes.
  • Compartilhe (permissão concedida) imagens "antes e depois", vídeos de depoimentos de pacientes e outras fotos relevantes para o atendimento ao paciente.
  • Publique avaliações de clientes (com permissão).
  • Mostre o "lado humano" de sua prática por meio de fotos de equipe e vídeos envolventes.
  • Promova sua comunidade local destacando eventos, marcos, etc.
  • Sinta-se à vontade para pedir avaliações

    Os pacientes leem comentários. Para muitos, é como os novos pacientes informarão sua decisão sobre a escolha de você como dentista.

    Claro, críticas positivas são uma oportunidade de marketing gratuita. Uma avaliação negativa também pode mostrar sua cultura e tom de prática pela forma como você responde graciosamente aos comentários críticos.

  • Treine sua equipe para tornar as solicitações de revisão uma parte natural de suas conversas com pacientes.
  • Torne o processo fácil para os pacientes enviarem uma revisão de sua experiência com sua clínica. Direcione-os para o Google, Facebook e... sua página do Google Meu Negócio (GMB).
  • Certamente, há muito mais ideias de marketing odontológico para dentistas que poderíamos explorar. Por enquanto, use essas ideias temáticas on-line para solicitar mais ideias e orientar suas estratégias daqui para frente.

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