Como Mudar a Perspectiva do Paciente Odontológico e Aumentar a Conscientização sobre a Saúde Bucal

Atualmente, muitas pessoas não priorizam a sua saúde bucal e deixam isso para o último plano, mas o desinteresse não é a única razão pela qual as pessoas não priorizam ou evitam completamente a odontologia.

O que está impedindo as pessoas de priorizar sua saúde bucal?

Sem dúvida, sua paixão, treinamento, experiência e conhecimento de odontologia criam um impulso insaciável para alcançar aqueles que muitas vezes são ambivalentes sobre o atendimento odontológico.

Mas o desinteresse não é a única razão pela qual as pessoas não priorizam ou evitam completamente a odontologia.

Uma perspectiva contundente, mas um pouco precisa, pode ajudá-lo a entrar nas mentes de um público hesitante.

"Convenhamos, o consultório odontológico não é uma zona de conforto para nossos pacientes. Do ponto de vista deles, invadimos seu espaço pessoal, os cutucamos, damos más notícias e depois os repreendemos! Não é de admirar que nos encontremos com atitudes relutantes."

Para ser justo, também existem questões pessoais que você está ciente que fazem com que as pessoas (até mesmo alguns de seus pacientes) mantenham o atendimento odontológico à distância:

  • Ansiedade
  • Uma experiência anterior ruim
  • Custos
  • Falta de seguro ou opções de pagamento
  • Isso ajuda a perceber que cada paciente é diferente. Cada um tem uma ideia preconcebida sobre os cuidados com a saúde bucal.

    Como mudar a perspectiva sobre o valor da saúde bucal

    É comum enfatizar a educação. Mas indo um passo adiante, é mais sobre o tipo, o momento e o tom do seu processo de educação pública e paciente.

    Repense seu marketing

    Você pode se perguntar o que "marketing" tem a ver com a educação em saúde bucal. Muito se você mudar sua narrativa.

    O marketing odontológico envolve uma mudança substancial no tipo de informação que você compartilha. Uma ênfase no valor da saúde bucal (de um modo geral) pode ser empacotada em suas principais mensagens de marketing.

    Uma narrativa de marketing mais convincente alcançará as emoções centrais que eventualmente os levarão a priorizar, agendar, aceitar o tratamento e acompanhar seus procedimentos recomendados.

    Conheça seu público

  • Que perguntas eles estão fazendo?
  • O que seu histórico de agendamento diz sobre sua relação com a odontologia?
  • O que está acontecendo em sua vida ou na de sua família que os cuidados de saúde bucal podem resolver ou apoiar?
  • Criar e compartilhar informações relevantes

  • Organize um bom conteúdo odontológico em torno das dores, problemas e perguntas comuns do seu paciente.
  • Publique conteúdos odontológicos úteis e orientados a soluções que forneçam respostas e soluções para as perguntas e problemas / preocupações do seu paciente.
  • Use seus canais de mídia social e plataformas de revisão on-line para ouvir seus pacientes. Aproveite esses canais / plataformas para se conectar com eles sobre os benefícios da saúde bucal.
  • O sucesso de marketing de hoje tem muito a ver com o nível e a qualidade das informações úteis que você compartilha. Pode ajudar a mudar a perspectiva do paciente e da saúde bucal pública de forma mais eficaz do que depender apenas de campanhas promocionais.

    O tempo é tudo

    A perspectiva de tempo depende um pouco do fato de que um paciente atual ou novo tomou a iniciativa de agendar e comparecer à sua consulta. Dado que é uma reativação ou uma nova visita ao paciente, eles provavelmente passarão a maior parte do tempo com um higienista dental.

    Pense neste tempo de cadeira de higiene como um horário educacional privilegiado:

  • Comente sobre o investimento de tempo positivo que eles estão dando à sua saúde bucal, optando por agendar.
  • Seja intencional com o tempo "cativo" que você tem com eles enquanto estiver na cadeira. Use-o para compartilhar informações valiosas de saúde bucal (novamente, sem julgamento).
  • Anexe o atendimento odontológico aos seus comentários pessoais sobre quaisquer eventos futuros de vida, família e carreira. Construa sobre a ideia de que dentes e gengivas saudáveis criam impressões saudáveis e atraentes.
  • Nunca dê a impressão de que sua produção é mais importante do que a presença deles em sua programação. Acompanhe seu tempo com eles de uma maneira que os torne (e sua saúde bucal) o centro das atenções.
  • Observe o seu tom

    Novamente, a maneira como você enquadra as conversas sobre saúde bucal e as informações que você enfatiza ajudam a determinar a atitude de um paciente sobre isso. Um tom reativo e de confronto criará barreiras desnecessárias entre você e seus pacientes.

    Dê aos seus pacientes a impressão de que você entende suas percepções (positivas ou negativas). Fale casualmente sobre suas preocupações com a saúde bucal e evite falar com eles ou aumentar sua culpa sobre más decisões de saúde.

    Cada paciente tem sua(s) razão(ões) para evitar os cuidados de saúde bucal. Muitas vezes, é a bagagem que eles carregaram por meses ou anos que começou com uma conversa que aumenta o medo ou induz à culpa em torno da odontologia.

    Tonifique-o e talvez você diminua o "ruído" negativo em suas cabeças.

  • Alivie o clima (ocasionalmente) com conteúdo bem-humorado e dicas leves através de seus canais de mídia social, blog e comunicações por e-mail.
  • Ajude os pacientes a se verem tendo uma boa saúde bucal, construindo-os e recompensando-os por tomar medidas para agendar e dizer "sim" ao tratamento.
  • Incentive os pacientes a ajudá-lo a ser um embaixador de decisões positivas de saúde bucal, compartilhando suas boas experiências com você / sua equipe. Faça das revisões do paciente uma resposta reflexa após cada consulta. Quanto mais boa vontade odontológica eles compartilham, mais ela se espalha.
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