Como Mudar a Perspectiva do Paciente Odontológico e Aumentar a Conscientização sobre a Saúde Bucal
Atualmente, muitas pessoas não priorizam a sua saúde bucal e deixam isso para o último plano, mas o desinteresse não é a única razão pela qual as pessoas não priorizam ou evitam completamente a odontologia.
O que está impedindo as pessoas de priorizar sua saúde bucal?
Sem dúvida, sua paixão, treinamento, experiência e conhecimento de odontologia criam um impulso insaciável para alcançar aqueles que muitas vezes são ambivalentes sobre o atendimento odontológico.
Mas o desinteresse não é a única razão pela qual as pessoas não priorizam ou evitam completamente a odontologia.
Uma perspectiva contundente, mas um pouco precisa, pode ajudá-lo a entrar nas mentes de um público hesitante.
"Convenhamos, o consultório odontológico não é uma zona de conforto para nossos pacientes. Do ponto de vista deles, invadimos seu espaço pessoal, os cutucamos, damos más notícias e depois os repreendemos! Não é de admirar que nos encontremos com atitudes relutantes."
Para ser justo, também existem questões pessoais que você está ciente que fazem com que as pessoas (até mesmo alguns de seus pacientes) mantenham o atendimento odontológico à distância:
Isso ajuda a perceber que cada paciente é diferente. Cada um tem uma ideia preconcebida sobre os cuidados com a saúde bucal.
Como mudar a perspectiva sobre o valor da saúde bucal
É comum enfatizar a educação. Mas indo um passo adiante, é mais sobre o tipo, o momento e o tom do seu processo de educação pública e paciente.
Repense seu marketing
Você pode se perguntar o que "marketing" tem a ver com a educação em saúde bucal. Muito se você mudar sua narrativa.
O marketing odontológico envolve uma mudança substancial no tipo de informação que você compartilha. Uma ênfase no valor da saúde bucal (de um modo geral) pode ser empacotada em suas principais mensagens de marketing.
Uma narrativa de marketing mais convincente alcançará as emoções centrais que eventualmente os levarão a priorizar, agendar, aceitar o tratamento e acompanhar seus procedimentos recomendados.
Conheça seu público
Criar e compartilhar informações relevantes
O sucesso de marketing de hoje tem muito a ver com o nível e a qualidade das informações úteis que você compartilha. Pode ajudar a mudar a perspectiva do paciente e da saúde bucal pública de forma mais eficaz do que depender apenas de campanhas promocionais.
O tempo é tudo
A perspectiva de tempo depende um pouco do fato de que um paciente atual ou novo tomou a iniciativa de agendar e comparecer à sua consulta. Dado que é uma reativação ou uma nova visita ao paciente, eles provavelmente passarão a maior parte do tempo com um higienista dental.
Pense neste tempo de cadeira de higiene como um horário educacional privilegiado:
Observe o seu tom
Novamente, a maneira como você enquadra as conversas sobre saúde bucal e as informações que você enfatiza ajudam a determinar a atitude de um paciente sobre isso. Um tom reativo e de confronto criará barreiras desnecessárias entre você e seus pacientes.
Dê aos seus pacientes a impressão de que você entende suas percepções (positivas ou negativas). Fale casualmente sobre suas preocupações com a saúde bucal e evite falar com eles ou aumentar sua culpa sobre más decisões de saúde.
Cada paciente tem sua(s) razão(ões) para evitar os cuidados de saúde bucal. Muitas vezes, é a bagagem que eles carregaram por meses ou anos que começou com uma conversa que aumenta o medo ou induz à culpa em torno da odontologia.
Tonifique-o e talvez você diminua o "ruído" negativo em suas cabeças.
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