Porque a maioria do marketing odontológico erra o alvo

Frase descritiva

Sean Hamel

Por que o marketing, especificamente o marketing odontológico, às vezes parece abaixo do esperado? Por que alguns dentistas, não importa o quanto tentem (e quanto gastem), raramente veem um bom retorno sobre seus investimentos em marketing? Acredito que há algumas engrenagens na proverbial roda aqui.

Muitas pessoas querem ser caras. Poucos querem ser valiosos. Os profissionais de marketing pulam para a odontologia com pouca ou nenhuma compreensão dessa vertical muito única. Primeiro, o provedor ou agências se concentram na escala e o dentista em segundo. Como eles podem obter o maior número possível de clientes na porta e entregar a quantidade mínima de trabalho, enquanto cobram taxas máximas? Eles não estão focados no que realmente impulsiona o crescimento da prática. Eles omitem o que os pacientes estão realmente comprando. Eles não se concentram nas coisas que o separam em seu mercado – não porque pretendem prejudicá-lo, mas simplesmente porque não sabem qual é a variável. Essa variável é VOCÊ. Sua história. Sua experiência de paciente. É isso que os consumidores estão comprando. Não é odontologia; é a história.

A verdade é que você tem multidões de profissionais de marketing focados em "agitação lateral", não qualificados e não qualificados, entrando no espaço odontológico com pouca compreensão de como realmente obter resultados. Eu sei porque quando eu comecei nessa vertical, eu também conhecia o marketing tradicional. Não o marketing odontológico. Minha jornada começou ajudando um amigo a começar sua prática. Houve muitos erros e obstáculos ao longo do caminho para o sucesso. Agora, ele está estourando pelas costuras, e a metodologia desenvolvida durante o crescimento de seu consultório também ajudou centenas de outros dentistas em sua jornada.

É tudo sobre você (ou deveria ser)

Olhe para o site odontológico médio. Leia a cópia. Confira as imagens associadas à marca. As chances são de que seja estoque. Modelo. Produzido em massa. Genérico.

Essa mensagem é tudo menos VOCÊ. Os pacientes existentes e potenciais não sabem se você é o melhor clínico da cidade. No entanto, tudo o que o marketing está fazendo é falar de clínico, clínico, clínico. O que um paciente sabe é a sua experiência. Eles gostam de você? Eles gostam da sua equipe? Eles se sentem cuidados? Notados? Apreciados?

Isso é o que impulsiona sua linha de fundo e, seus profissionais de marketing não percebem isso. Quem é você? Quais são seus hobbies? Por que você escolheu ser dentista? Conte-me sobre sua família, animais de estimação, fatos estranhos ou experiências de vida. Dê-me algo com o que me identificar – algo que o humanize e o torne menos ameaçador e mais familiar.

A pessoa média tem medo do dentista; há ansiedade e apreensão em torno de sua própria existência. Alguém que tem um cachorro, crianças pequenas ou uma bela voz cantando são muito menos ameaçadores do que um estranho, especialmente se for algo que você tem em comum.

O que seus clientes em potencial realmente querem

A proximidade dará início à pesquisa média. Você está perto de sua casa ou escritório? A partir daí, você vai me machucar? Posso pagar por essa odontologia? Esses dois são geralmente as próximas necessidades emocionais que o usuário deseja satisfazer. Dê-lhes esse conforto. Depoimentos de pacientes são uma ótima maneira de aliviar a apreensão e o medo do desconhecido. A prova social é tudo. Documente as jornadas de seus pacientes e publique-as em todos os lugares: seu site, mídias sociais, em toda parte.

Em seguida, apresente opções de acessibilidade. Você tem financiamento? O usuário pode pagar parcelado? Você tem um plano de associação? DIGA-NOS! Facilite a localização. Não o oculte em algum lugar em sua subnavegação. Coloque-o na página inicial. Adicione-o às suas legendas de mídia social. Facilite a afirmação do sim.

A maior parte do marketing odontológico não se conecta porque não está falando com os principais impulsionadores dos pacientes. Alguns pacientes em potencial estão focados apenas no preço. Competir em preço é uma corrida para o fundo. Mas se você der uma experiência de qualidade, fornecer resultados excepcionais e fazer com que os pacientes se sintam valorizados, você vai ganhar. Concentre-se nas razões pelas quais seus pacientes devem permanecer e deixe que esses princípios guiem suas técnicas de atração no futuro.

Embora existam profissionais de marketing não qualificados no espaço, também existem alguns profissionais de marketing odontológicos muito talentosos e eficazes no campo hoje. Sua engenhosidade e ideias sobre ajudar as práticas a crescer e ter sucesso apresentam muita esperança para o futuro.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/practice-management/marketing/article/14285314/why-most-dental-marketing-misses-the-mark

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