A inteligência emocional é uma habilidade vital para os novos dentistas

A odontologia pode ser estressante devido ao complexo campo operacional, ao pequeno local de trabalho e às habilidades especializadas necessárias.

Novo Dentista Agora

Você pode ouvir "Eu odeio ir ao dentista" de pacientes ou experimentar resistência, o que pode criar pressão em seu espaço de trabalho.

Imagine começar o dia com alto astral, animado para conhecer todos os pacientes do dia. Então, assim que você os cumprimenta alegremente e pergunta como está sendo o dia deles, você se depara com: "Poderia ser melhor se eu não estivesse aqui".

Como você responde a essas interações é essencial porque você pode mudar a atmosfera, incentivando o paciente a baixar a guarda e se tornar mais engajado pelo restante de sua visita.

O estresse que um dentista pode acumular ao longo do dia também pode afetar os membros de sua equipe. O comportamento da equipe e as questões interpessoais também podem criar excesso de estresse em um dentista, pois eles são responsáveis por resolver muitos problemas dentro do ambiente de trabalho. A pressão de trabalhar com pacientes ansiosos e com medo pode ser prejudicial para um dentista. Enquanto um dentista pode não reagir psicologicamente a essa pressão, a reação acontece fisiologicamente (aumento da frequência cardíaca, pressão alta, sudorese, etc.). A longo prazo, esses casos podem danificar o corpo, causando estresse no coração e até mesmo um risco aumentado de ataque cardíaco.

Não podemos mudar a realidade em relação aos medos e padrões comportamentais dos pacientes. É natural. Mas podemos aprender a aceitar a pressão, lidar com ela com os devidos cuidados e manter respostas saudáveis, criando um ambiente muito mais seguro e acolhedor para o paciente e a equipe.

A inteligência emocional – QE – é a capacidade de interpretar e gerenciar suas emoções, bem como as emoções dos outros. Trata-se de usar seu sistema de orientação interna para fazer escolhas saudáveis e benéficas com base em sua compreensão emocional. Quando alguém tem um alto nível de QE, eles são capazes de se conectar com os outros em um nível mais profundo, o que cria negócios repetidos e aumenta a probabilidade de que os pacientes recomendem seus serviços.

Embora seja verdade que os dentistas são hábeis em realizar procedimentos odontológicos, a pesquisa mostra que ter inteligência emocional como dentista tem um efeito direto na experiência do paciente e até mesmo quanto tempo eles permanecem com seu dentista. Os dentistas também precisam ser capazes de lidar com o bem-estar emocional de seus pacientes. Quanto mais percebermos que estamos sendo tratados com justiça e bondade, melhor será nossa experiência geral.

Relacionamentos mais fortes

O QE é responsável por relacionamentos saudáveis duradouros porque aumenta a consciência dos dentistas sobre as mudanças emocionais dentro de uma clínica. Um QE bem construído aumenta a sensibilidade de uma pessoa às suas próprias emoções e às pessoas ao seu redor. Uma consciência ativa das mudanças emocionais dentro do ambiente de um dentista permite a iniciativa rápida para resolver até mesmo pequenas mudanças na dinâmica da relação de trabalho.

Melhor comunicação

A escuta é essencial para uma comunicação eficaz, pois nos permite entender os sentimentos e necessidades do nosso ouvinte antes de responder. Quando um dentista entende completamente as necessidades de um paciente e por que essas necessidades devem ser atendidas, eles podem se comunicar de forma muito mais eficaz. O QE os ajuda a ouvir, entender os pontos-chave sutis de uma conversa e permite que eles respondam de forma adequada e eficaz.

A leitura nas entrelinhas também ajuda os dentistas a expressar empatia, entendendo as emoções de outras pessoas e a raiz dessas emoções. A verdade por trás de certas emoções pode derivar de quase todas as áreas de sua vida. Esse tipo de inteligência emocional torna mais fácil para nós entendermos nossos sentimentos e os dos outros. Saber como os outros se sentem nos dá mais confiança e compreensão ao falar com eles.

Menos ansiedade e estresse

Como um dentista responde sob pressão é um atributo que define seu sucesso e o sucesso do departamento odontológico como um todo. Uma reação emocional durante situações desafiadoras mascara a objetividade e a capacidade de alguém de tomar decisões racionais.

Os profissionais de odontologia se beneficiam de ter alta inteligência emocional porque suas ações e comportamentos são absorvidos por pacientes e funcionários. Emoções tóxicas na clínica odontológica podem afetar a forma como os dentistas vivem suas vidas pessoais e seu comportamento enquanto estão na clínica. Como dentista, essas emoções restringirão sua capacidade de inspirar e motivar sua equipe. Líderes bem-sucedidos criam ambientes de trabalho saudáveis, cultivando altos níveis de inteligência emocional, que superam sentimentos comuns de estresse e ansiedade no local de trabalho.

Empatia

A empatia permite que todos nós sejamos mais compassivos uns com os outros, o que só pode melhorar nossa compreensão do comportamento e das necessidades de outras pessoas. A empatia é útil para o QE. Saber o que outra pessoa está sentindo ou pensando permite que você entenda melhor sua situação e aja de acordo. A inteligência emocional também ajuda você a entender como suas ações afetam os outros emocionalmente na clínica odontológica.

Ajude a superar os desafios da vida

Como dentista, a inteligência emocional ajuda você a superar desafios. A seguir estão algumas das maneiras pelas quais o QE pode ajudá-lo:

  • Resiliência: É mais provável que você se recupere da adversidade se tiver inteligência emocional porque controla suas emoções. Se algo acontecer, por exemplo, e seu paciente der feedback negativo sobre um procedimento – o que não é uma boa notícia – você será capaz de lidar com isso melhor do que alguém que não tem fortes habilidades de inteligência emocional.
  • Felicidade: Alta inteligência emocional significa reconhecer que as coisas não estão indo bem em sua vida e mudá-las antes que piorem. Ao fazer isso, os dentistas ficam menos deprimidos com questões associadas ao ambiente de trabalho. Também permite maior flexibilidade em torno dos objetivos da clínica odontológica, garantindo que os dentistas não retenham suas funções por causa da pressão indevida do trabalho.
  • Adaptado de: https://newdentistblog.ada.org/emotional-intelligence-is-a-vital-skill-for-new-dentists/

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