A inteligência emocional é uma habilidade vital para os novos dentistas
A odontologia pode ser estressante devido ao complexo campo operacional, ao pequeno local de trabalho e às habilidades especializadas necessárias.
Você pode ouvir "Eu odeio ir ao dentista" de pacientes ou experimentar resistência, o que pode criar pressão em seu espaço de trabalho.
Imagine começar o dia com alto astral, animado para conhecer todos os pacientes do dia. Então, assim que você os cumprimenta alegremente e pergunta como está sendo o dia deles, você se depara com: "Poderia ser melhor se eu não estivesse aqui".
Como você responde a essas interações é essencial porque você pode mudar a atmosfera, incentivando o paciente a baixar a guarda e se tornar mais engajado pelo restante de sua visita.
O estresse que um dentista pode acumular ao longo do dia também pode afetar os membros de sua equipe. O comportamento da equipe e as questões interpessoais também podem criar excesso de estresse em um dentista, pois eles são responsáveis por resolver muitos problemas dentro do ambiente de trabalho. A pressão de trabalhar com pacientes ansiosos e com medo pode ser prejudicial para um dentista. Enquanto um dentista pode não reagir psicologicamente a essa pressão, a reação acontece fisiologicamente (aumento da frequência cardíaca, pressão alta, sudorese, etc.). A longo prazo, esses casos podem danificar o corpo, causando estresse no coração e até mesmo um risco aumentado de ataque cardíaco.
Não podemos mudar a realidade em relação aos medos e padrões comportamentais dos pacientes. É natural. Mas podemos aprender a aceitar a pressão, lidar com ela com os devidos cuidados e manter respostas saudáveis, criando um ambiente muito mais seguro e acolhedor para o paciente e a equipe.
A inteligência emocional – QE – é a capacidade de interpretar e gerenciar suas emoções, bem como as emoções dos outros. Trata-se de usar seu sistema de orientação interna para fazer escolhas saudáveis e benéficas com base em sua compreensão emocional. Quando alguém tem um alto nível de QE, eles são capazes de se conectar com os outros em um nível mais profundo, o que cria negócios repetidos e aumenta a probabilidade de que os pacientes recomendem seus serviços.
Embora seja verdade que os dentistas são hábeis em realizar procedimentos odontológicos, a pesquisa mostra que ter inteligência emocional como dentista tem um efeito direto na experiência do paciente e até mesmo quanto tempo eles permanecem com seu dentista. Os dentistas também precisam ser capazes de lidar com o bem-estar emocional de seus pacientes. Quanto mais percebermos que estamos sendo tratados com justiça e bondade, melhor será nossa experiência geral.
Relacionamentos mais fortes
O QE é responsável por relacionamentos saudáveis duradouros porque aumenta a consciência dos dentistas sobre as mudanças emocionais dentro de uma clínica. Um QE bem construído aumenta a sensibilidade de uma pessoa às suas próprias emoções e às pessoas ao seu redor. Uma consciência ativa das mudanças emocionais dentro do ambiente de um dentista permite a iniciativa rápida para resolver até mesmo pequenas mudanças na dinâmica da relação de trabalho.
Melhor comunicação
A escuta é essencial para uma comunicação eficaz, pois nos permite entender os sentimentos e necessidades do nosso ouvinte antes de responder. Quando um dentista entende completamente as necessidades de um paciente e por que essas necessidades devem ser atendidas, eles podem se comunicar de forma muito mais eficaz. O QE os ajuda a ouvir, entender os pontos-chave sutis de uma conversa e permite que eles respondam de forma adequada e eficaz.
A leitura nas entrelinhas também ajuda os dentistas a expressar empatia, entendendo as emoções de outras pessoas e a raiz dessas emoções. A verdade por trás de certas emoções pode derivar de quase todas as áreas de sua vida. Esse tipo de inteligência emocional torna mais fácil para nós entendermos nossos sentimentos e os dos outros. Saber como os outros se sentem nos dá mais confiança e compreensão ao falar com eles.
Menos ansiedade e estresse
Como um dentista responde sob pressão é um atributo que define seu sucesso e o sucesso do departamento odontológico como um todo. Uma reação emocional durante situações desafiadoras mascara a objetividade e a capacidade de alguém de tomar decisões racionais.
Os profissionais de odontologia se beneficiam de ter alta inteligência emocional porque suas ações e comportamentos são absorvidos por pacientes e funcionários. Emoções tóxicas na clínica odontológica podem afetar a forma como os dentistas vivem suas vidas pessoais e seu comportamento enquanto estão na clínica. Como dentista, essas emoções restringirão sua capacidade de inspirar e motivar sua equipe. Líderes bem-sucedidos criam ambientes de trabalho saudáveis, cultivando altos níveis de inteligência emocional, que superam sentimentos comuns de estresse e ansiedade no local de trabalho.
Empatia
A empatia permite que todos nós sejamos mais compassivos uns com os outros, o que só pode melhorar nossa compreensão do comportamento e das necessidades de outras pessoas. A empatia é útil para o QE. Saber o que outra pessoa está sentindo ou pensando permite que você entenda melhor sua situação e aja de acordo. A inteligência emocional também ajuda você a entender como suas ações afetam os outros emocionalmente na clínica odontológica.
Ajude a superar os desafios da vida
Como dentista, a inteligência emocional ajuda você a superar desafios. A seguir estão algumas das maneiras pelas quais o QE pode ajudá-lo:
Adaptado de: https://newdentistblog.ada.org/emotional-intelligence-is-a-vital-skill-for-new-dentists/
Dentalbit
Sua clínica na Internet de forma rápida e fácil!
A forma mais simples (com baixo custo) de colocar a sua clínica odontológica ao alcance do seu público
Cadastre sua clínica!