3 sugestões para simplificar a educação do paciente

Aqui estão três sugestões para ajudar a manter a ciência da higiene dental simples, enquanto educa os pacientes sobre o que está acontecendo em suas bocas.

Rebecca Neilson

Todos nós conhecemos o visual. É o olhar que diz: "Eu não tenho ideia do que você acabou de dizer, mas eu me sentiria estúpido se lhe dissesse".

Doença periodontal, perda óssea, biofilme da placa, cálculo, inflamação... estes são todos os termos que se tornaram uma segunda natureza para nós, mas eles deixam a cabeça de nossos pacientes girando. Não se esqueça: a língua que falamos é uma língua estrangeira para a pessoa média. Mas essa linguagem, apesar de sua complexidade, deve ser ensinada aos pacientes em termos compreensíveis para ajudá-los a melhorar sua alfabetização em saúde bucal.

Os higienistas têm a responsabilidade de ajudar cada um desses resultados a ocorrer. Mas como isso pode acontecer em uma consulta menos de uma hora, lotada e pouco frequente? Como podemos utilizar o pouco tempo que temos para ajudar nossos pacientes a se tornarem mais alfabetizados em saúde bucal?

Aqui estão três sugestões para ajudar a manter a ciência simples ao educar os pacientes sobre o que está acontecendo em suas bocas.

Eduque seu público alvo

A educação em saúde bucal deve ser mais do que um lembrete de 10 segundos sobre o uso do fio dental enquanto você rapidamente enfia um saco de guloseimas na mão de um paciente na saída da operação. (Somos todos culpados disso, certo?!) Educar é, afinal, parte do que o paciente está pagando – quer ele saiba ou não. Então, enquanto você está trabalhando na boca dos pacientes, ensine-os! Não subutilize os preciosos minutos em que você controla a conversa. Substitua as brincadeiras irracionais ou o silêncio por uma "aula" sobre saúde bucal. Diga-lhes que você quer ensiná-los durante toda a consulta.

Utilize seus sentidos

Envolver o maior número possível de sentidos pode ajudar os pacientes no processo de aprendizagem. Esta é, na verdade, uma teoria de aprendizagem implementada por educadores por muitos anos! Lawrence Baines sugere que "um dos maiores benefícios do uso de estímulos multissensoriais é que eles têm o potencial de envolver os alunos mais plenamente na experiência de aprendizagem", porque os múltiplos sentidos estão envolvidos em uma lição. Não há lugar melhor para os pacientes terem uma experiência multissensorial do que na boca!

Use comparações relacionáveis

As comparações ajudam a manter as coisas simples. Quando os pacientes conectam algo com o qual têm experiência pessoal à sua própria saúde bucal, eles podem entender melhor o papel que desempenham em melhorá-lo ou mantê-lo.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/dental-hygiene/patient-education/article/14069156/3-suggestions-simplify-dental-patient-education

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