Por que sua abordagem tradicional de marketing odontológico não está funcionando

Se você não tem uma história, você é apenas mais uma clínica odontológica. Veja como fazer seu marketing realmente funcionar.

Sean Hamel

A história da sua clínica odontológica é o seu diferencial de mercado, o seu motorista, o seu ponto de venda. Seu marketing pode estar atualmente abaixo do esperado. Você não precisa ficar oferecendo odontologia com desconto ou truques inteligentes. As pessoas que procuram um dentista não estão se conectando com a mensagem que você está dando a elas. Na maioria das vezes, seu site está dizendo exatamente as mesmas coisas que a prática na rua. É tudo bege, e é tudo clínico.

Como dentista, o sucesso online é, de fato, uma arte. É mais do que palavras-chave e conteúdo clínico. É mais do que descontos e promoções, truques e brindes. É experiência e relacionamentos.

Estatisticamente, mais da metade da população tem medo do dentista. Eles não são motivados pelos meandros do tratamento clínico e fotos de banco de imagens e uma pitada de gentilezas sobre conforto, cuidado e gentileza. Eles perdem seu impacto quando são redundantes nas pesquisas das pessoas e nos feeds de mídia social.

Sua marca deve evocar emoção e incentivar a confiança e o conforto, ao mesmo tempo em que alivia os medos do paciente em potencial médio. Eles temem a experiência virtualmente desconhecida que os espera. Esses medos não são aliviados por generalidades e imagens de banco de imagens.

Dê-lhes o que eles querem

As pessoas querem saber por que você deve ser seu dentista. Sua decisão tem muito pouco a ver com sua habilidade clínica ou educação. Você é um dentista, então eles sabem que você é inteligente e capaz. O que eles não sabem é por que e como você pode dar-lhes uma experiência melhor do que as outras práticas.

É aí que sua história se torna sua maior e mais subutilizada ferramenta de marketing. Sua história humaniza você. Dá-lhe profundidade. Isso dá a um estranho (que muitas vezes tem medo de você) uma oportunidade de se conectar com você em um nível não dentário e não tão assustador. Isso dá às pessoas algo para se preocupar, se conectar e investir.

A verdade é que você não é apenas mais um dentista. Você tem experiências de vida, hobbies, família, amigos, viagens e se você não tem uma história, você é apenas mais uma clínica odontológica. Há uma razão única pela qual cada dentista se tornou um dentista. Qual é a sua razão?

O marketing clínico está errando o alvo

Preço e proximidade são tipicamente os fatores de "prospecção" quando alguém inicia uma pesquisa no Google. Então, "Em quem eu gosto e confio" começa a entrar em ação. Qual é a melhor maneira de enviar essas boas vibrações e fazer as pessoas gostarem de você? Vamos fazer acontecer.

  • Use fotografia ou vídeo para criar uma interrupção visual (faça o usuário parar ou lembrar de algo único).
  • Mostre de forma rápida e clara o médico, a equipe, a área de espera, a operadora, a equipe sorrindo e fazendo algo divertido (amontoado, passeio em equipe) e pacientes felizes. Pacientes brilhantes confirmam que sua clínica é a experiência que o pesquisador está procurando.
  • Compartilhe detalhes sobre quem você é. Compartilhe hobbies. Dê às pessoas a capacidade de se conectar com você em coisas não odontológicas. Pense um pouco sobre isso. Você tem pacientes com quem você tem ótimos relacionamentos. As chances são de que você tenha esses ótimos relacionamentos porque tem algo em comum. Crie mais disso colocando-se lá fora. Você toca violão? Alguns de seus pesquisadores também, e eles podem escolher você por isso. Você terá isso em comum imediatamente, o que contribui para uma ótima conexão e uma razão para ser mais "curtido" do que outro provedor. Sim, é simples assim.
  • Crie chamadas claras e simples para ações que sejam pessoais. Não diga "Fale conosco" ou "Agendar". Tente algo mais cativante, como "Junte-se à nossa família". Coloque as chamadas à ação em vários lugares em suas páginas iniciais. Eu gosto de canto superior direito, médio e inferior esquerdo. Fazemos isso por causa de como a mente processa o conteúdo e escaneia os dados. Além disso, ter suas chamadas à ação em vários lugares torna mais fácil para os usuários clicarem quando estiverem prontos. Eles não precisarão rolar para encontrar o botão certo.
  • Eu entendo que você pode ser cético em relação ao conselho que estou dando, e eu entendo. Parece simples demais, básico demais. Você pode estar pensando que eu não conheço sua prática ou dados demográficos de pacientes, e você pode pensar que isso não vai funcionar, e eu entendo, eu realmente sei. Mas eu acho que você deve experimentá-lo e você ficará surpreso.

    Há uma história em todos nós

    Somos criaturas baseadas em histórias. Estamos preparados para nos conectarmos e para a comunidade. Estamos sempre procurando ameaças e semelhanças, e somos movidos por emoções e experiências com mais frequência do que pela lógica. Ao concentrar sua mensagem de marketing em você, sua equipe e suas experiências de pacientes, você está dando aos pesquisadores a capacidade de experimentar sentimentos de semelhança e conforto. São sentimentos que se sentem bem!

    Isso é ótimo para sua clínica, pois você não apenas ganhou um novo paciente, mas provavelmente um ótimo paciente que se conectará com você e se tornará um forte defensor de sua marca na comunidade.

    Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/practice-management/marketing/article/14214921/why-your-traditional-dental-marketing-approach-isnt-working

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