Comunicação: A tábua de salvação das práticas odontológicas

A comunicação é desvalorizada no consultório odontológico. Requer a adesão de todos. Aqui estão alguns conselhos sobre como garantir que a linha de vida da comunicação esteja funcionando no seu melhor.

Lisa Copeland

A tábua de salvação da nossa clínica odontológica é a comunicação. Três pilares que as conversas impactam na odontologia são:

  • Pacientes
  • Jogadores (equipe)
  • Prática
  • Estamos no meio de uma mudança do foco no produto para o foco nas pessoas, o que requer uma cultura forte. Investimentos em nossos funcionários e pacientes são essenciais.

    Pacientes

    De acordo com o Beryl Institute, a soma de cada ponto de contato antes, durante e após a consulta odontológica afeta a experiência do paciente. O instituto define a experiência do paciente como "a soma de todas as interações, moldadas pela cultura de uma organização, que influenciam as percepções do paciente.

    Estes são quatro influenciadores da experiência do paciente:

  • Interações de pessoas, processos, políticas, comunicações, ações e ambiente
  • Cultura — a visão, os valores, a equipe e a comunidade
  • Percepções – tudo o que é reconhecido, compreendido e lembrado pelos pacientes e pessoas de apoio
  • Continuum de cuidados – toda interação com uma prática ou provedor antes, durante e após a prestação de cuidados
  • Aqui estão alguns exemplos de cada categoria relacionados às nossas práticas odontológicas.

    Interações

  • Povo: Usando linguagem geracional e materiais educacionais específicos para os valores dos pacientes, podemos estabelecer confiança e atender ou exceder suas expectativas. Por exemplo, digamos que você introduza um caso de tratamento de implante a um baby boomer. Considere ter um folheto em papel para eles levarem para casa para revisar após a consulta. A maioria dos pacientes da Geração X/Y/Z vai querer recursos eletrônicos/digitais.
  • Comunicações: Mensagens consistentes e linguagem personalizada para cada interação equipe-paciente, telefonema do provedor de seguros e conexão de referência são essenciais. Ter processos e procedimentos específicos em vigor que cada membro da equipe conheça, entenda e implemente não apenas impressionará seus pacientes e consultórios de referência, mas também manterá o processo de acompanhamento simplificado.
  • Ações: A escuta ativa é o ato de ouvir conscientemente e tentar compreender o significado das palavras ditas por outra pessoa em uma conversa ou discurso.
  • O quão bem ouvimos tem um grande impacto na nossa eficácia no trabalho e na qualidade das nossas relações com os outros. A escuta ativa envolve todos os nossos sentidos. Ouvimos para obter informações, entender, desfrutar e aprender. Dada toda a escuta que fazemos, você pensaria que seríamos bons nisso! Mas a maioria de nós não é.

    Cultura

  • Inclua toda a sua equipe na criação e pivotagem contínua da declaração de missão da prática e na visão da estratégia de negócios. Isso cria um senso de propriedade, lealdade e dedicação da equipe. Funcionários engajados farão muito mais do que lhes é perguntado se estão investindo na prática.
  • Um senso seguro de pertencimento e comunidade é importante para todos os membros da equipe. Reconhecer e recompensar as pessoas por seus esforços cria uma cultura positiva e engajada que trabalhará em conjunto para o bem da prática.
  • Percepções

    As percepções variam de acordo com o indivíduo. Se olharmos para a nossa prática como se fôssemos um novo paciente, encaminhado por um colega de confiança, o que veríamos? Sugiro que você faça parceria com um colega e faça uma viagem de campo de reconhecimento em sua próxima reunião de toda a equipe. Cada equipe começa no estacionamento e percorre todas as experiências que o paciente pode ter.

    Aqui estão algumas áreas a serem observadas:

  • Área de recepção
  • Conversas ouvidas
  • Área de consulta
  • Marketing/colocação de produtos
  • A importância de criar boas primeiras impressões é imensurável quando se trata de percepções do paciente. Uma primeira impressão é uma impressão duradoura.

    Continuum de cuidados

    Olhe para o quadro geral de todas as interações que o paciente tem com sua clínica.

  • Você respondeu a todas as suas perguntas?
  • Você forneceu recursos e materiais educacionais?
  • Você os sinalizou em seu sistema para acompanhamento?
  • Você forneceu referências de pacientes felizes que completaram tratamento semelhante em seu consultório?
  • Você forneceu informações de assistência financeira?
  • Equipe

    Quando a comunicação não é bem definida ou entregue, nos tornamos menos impactantes como equipe.

    Uma prática saudável requer liderança proativa, não por uma pessoa, mas por cada membro da equipe a qualquer momento. A cultura da equipe é impulsionada pela liderança. A cultura engloba as ações e crenças tangíveis de sua equipe. É o pulso da sua prática!

    Entender que a liderança é bidirecional é o primeiro passo para criar uma equipe feliz, engajada e produtiva. Ele une todos, independentemente de seu papel na equipe, e produzirá estes benefícios:

  • Reduza o volume de negócios: Indivíduos que se sentem apreciados por seus conhecimentos apoiam a prática.
  • Melhore o engajamento da equipe: As pessoas farão mais do que o perguntado se se sentem valorizadas.
  • Aumentar a produção: Uma equipe trabalhando de forma coesa e compartilhando é muito mais produtiva.
  • Práticas

    Sua marca é mais do que os procedimentos de alto nível realizados. É sistêmico e escorre até as palavras que dizemos e as ferramentas de comunicação que usamos. Sua marca deve falar a língua dos pacientes que você está tentando atrair.

    Conclusão

    Comunicação é como cozinhar. Você pega ingredientes individuais e os mistura para criar um prato delicioso. Os "ingredientes" são as pessoas com quem interagimos – seus pacientes, sua equipe, seus fornecedores e sua família. As "especiarias" são a forma como personalizamos a comunicação ou o sabor. O resultado final – o delicioso prato – é uma equipe e prática harmoniosas e bem-sucedidas.

    Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/dentistry/article/14285012/communication-the-lifeline-of-dental-practices

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