Adolescentes e vaping: o que os profissionais de odontologia precisam saber

À medida que o uso de vaping continua a aumentar em todo o país, o mesmo acontece com os problemas de saúde bucal que podem resultar disso. Aqui está o que você precisa saber e algumas maneiras de ajudar seus pacientes.

Elizabeth S. Leaver

Em meio a uma explosão de produtos vaping e uso nos últimos anos, algumas das maneiras mais eficazes pelas quais os profissionais de odontologia podem ajudar seus pacientes são abordagens que já fazem parte de seus trabalhos: ouvir, recomendar estratégias de atendimento domiciliar e educar os pacientes.

Os efeitos nas gengivas e dentes

Em novembro de 2022, o primeiro estudo conhecido especificamente para analisar a relação entre vaping e um risco aumentado de cárie dentária mostrou que os pacientes que disseram usar dispositivos vaping são mais propensos a ter um risco maior de desenvolver cáries.

Como isso se desenrola no consultório odontológico? Varia, é claro, mas "eu ouço de médicos cujos pacientes de repente têm três ou quatro cáries"

Outros efeitos orais dos cigarros eletrônicos incluem xerostomia, aumento do risco de doença periodontal, queimaduras, inflamação, halitose, sabor alterado e língua dolorosa.

Como você pode ajudar

Os adolescentes são adolescentes, e muitas vezes eles não querem admitir que usam vaping. Em vez de perguntar diretamente aos pacientes adolescentes, sugerimos iniciar uma conversa perguntando se eles conhecem pessoas que fumam e tirando-o de lá.

Essa abordagem abre um diálogo de uma maneira menos assustadora. É um diálogo versus uma acusação.

Também aconselhamos uma abordagem de compreensão com pacientes adultos que fumam: "É difícil parar e temos que perceber que... mas [devemos] fazer o que pudermos para ajudá-los se eles não estiverem prontos ou não puderem desistir."

Isso inclui o diálogo em torno de ferramentas de cuidados domiciliares (como escova de dentes elétrica, escovas interdentais, picaretas de fio dental e enxaguantes bucais) e tratamentos de escritório, como verniz de flúor, cuja aceitação aumenta se você explicar por que isso ajuda.

Com qualquer recomendação de tratamento, educar o paciente sobre as razões melhora as taxas de aceitação. Com o flúor, por exemplo, quando você explica o maior risco de cárie quando o vaping e o flúor podem fornecer alguma proteção para reduzir o risco, é mais provável que você obtenha aceitação do que 'você precisa de flúor.