Zerando a xerostomia: recomendações de produtos, opções de entrega e expectativas do paciente

A boca seca continua a ser uma queixa que os higienistas ouvem dos pacientes. Produtos, método de entrega e gerenciamento das expectativas do paciente podem fazer toda a diferença nos resultados do paciente.

Brooke Crouch

A boca seca continua a ser uma queixa que ouvimos dos pacientes. Estima-se que cerca de 22% ou um em cada quatro pacientes sofra de xerostomia. A boca seca afeta pacientes de todas as idades e é causada por vários fatores: pode estar relacionada à idade, induzida por medicação, um efeito colateral de um distúrbio autoimune ou pode estar relacionado a um distúrbio respiratório.

Mais do que conforto

Independentemente da causa, nós, como profissionais de odontologia, entendemos que a boca seca aumenta significativamente o risco de um paciente para doença dentária. Mas será que nossos pacientes percebem que sua boca seca é mais do que um incômodo ou um desconforto? Eles percebem que isso os coloca em maior risco de doença dentária? A resposta é provavelmente não. A maioria dos pacientes não associa a boca seca à cárie recorrente. Eles não percebem que, ao usar produtos de boca seca de qualidade, eles não estão apenas aumentando seu conforto oral, mas diminuindo o risco de doenças.

É tudo uma questão de personalização

Cada paciente de boca seca é único, o que torna crucial a adaptação de nossas recomendações de produtos. Por exemplo, um paciente mais velho que tem dificuldade em mastigar e engolir pode achar que um gel é o melhor método de entrega. Pacientes mais jovens podem preferir um spray e goma ao longo do dia. Queremos manter esses fatores em mente e discutir como usar os produtos que recomendamos e o que esperar. Simplesmente dizer aos pacientes para procurar um produto na loja ou na Amazon não é suficiente. Se disséssemos a um paciente para comprar um spray de boca seca, mas não o disséssemos para usá-lo várias vezes ao longo do dia e da noite, ele poderia usar o produto uma vez e nos dizer que não funcionou para ele, quando, na verdade, talvez não tenha usado o produto adequadamente para suas necessidades.

Coisas para procurar

Existem centenas de produtos de boca seca no mercado – é quase impossível saber tudo lá fora e como instruir nossos pacientes sobre cada um deles. Quando olhamos para os produtos de boca seca, existem alguns fatores importantes. Primeiro, e sem dúvida o mais importante, é o pH do produto. A maioria dos pacientes de boca seca sofre de pH baixo e baixa capacidade tamponante de sua saliva contra ataques ácidos. Se recomendarmos um produto com pH baixo para um paciente de boca seca, isso pode ser prejudicial. Procurar um pH neutro é fundamental; você pode entrar em contato diretamente com as empresas para obter essas informações. Também queremos considerar a lista de ingredientes. Idealmente, queremos ver um alto teor de xilitol em produtos de boca seca. É um ingrediente seguro e de qualidade que sinaliza ao cérebro para produzir mais saliva. Também queremos olhar para o preço e facilidade de uso e, em seguida, procurar opções de entrega. Você pode querer considerar a recomendação de sprays, géis, pastilhas e opções de goma e, em muitos casos, os pacientes podem usar cada um desses métodos de entrega para alívio. Eu sei que certamente o faço como um paciente de boca seca.

Sugestões

Espero que isso tenha proporcionado uma maneira diferente de levar as recomendações de produtos um passo adiante na cirurgia, dizendo aos pacientes o que esperar e com que frequência eles podem usar os produtos que recomendamos. Ao estabelecer expectativas apropriadas, garantimos que nossos pacientes saibam como usar adequadamente os produtos que recomendamos e o que esperar, o que levará a menos frustração e os preparará para o sucesso. Além disso, ao dedicar um tempo para ter uma discussão mais profunda sobre as expectativas do produto, você ajudará seus pacientes a encontrar produtos de qualidade que os ajudem a encontrar alívio e reduzir o risco. Acredite em mim, seus pacientes de boca seca serão muito gratos.