Bebidas ácidas e dentes: o que dizer aos seus pacientes

Muitas pessoas têm um conhecimento básico de como a dieta influencia a saúde bucal, mas elas percebem que ela vai além do açúcar? Aqui vamos te explicar sobre os perigos das bebidas sem açúcar.

Betânia Montoya

Você sabia que você pode estar danificando seus dentes com bebidas sem açúcar? Como higienista dental que pratica há mais de 10 anos, não posso dizer quantas vezes encontrei pacientes brilhantes e bem-intencionados que pensavam que estavam fazendo escolhas de bebidas saudáveis e responsáveis, apenas para aprender que estavam incentivando a doença oral.

O que são bebidas e alimentos ácidos?

Muitas pessoas têm um conhecimento básico de como a dieta influencia a saúde bucal, mas não percebem os perigos além do açúcar. Mas o açúcar não é a única preocupação dietética que os profissionais de odontologia têm quando se trata de risco de cárie dentária. Enquanto a maioria de nós sabe que o açúcar alimenta bactérias causadoras de cáries na boca, muitos ficam surpresos que o açúcar em si não cause danos aos dentes. A ciência mostra que, uma vez que o açúcar é consumido (carboidratos), as bactérias orais o processam como seu próprio combustível e liberam um subproduto de resíduos ácidos após o açúcar ter servido ao seu propósito. 1 Este resíduo ácido é o que forma cáries, ou buracos, na estrutura do dente.

Se o ácido bacteriano liberado pela ingestão de açúcar pode causar cárie dentária, imagine quanto mais dano pode ser feito com ácidos adicionais. Os ácidos dietéticos vêm em muitas formas, de laticínios a carne e grãos. Nossos corpos precisam desses ácidos para ter um desempenho ideal, mas, como muitas coisas, é possível exagerar. Comer uma dieta muito rica em ácido faz com que o ambiente na boca se torne ácido também.

Você deve se lembrar de aprender sobre a escala de pH na aula de ciências no ensino fundamental ou médio, que é como medimos ácidos e bases. Um pH alto (acima de 7,0) significa que mais base está presente, enquanto um pH baixo (abaixo de 7,0) significa que mais ácido está presente. Como exemplo, o limpador de dreno líquido tem um pH de 14,0 e é extremamente básico, enquanto o ácido da bateria tem um pH de 0 e é extremamente ácido2. Para um ambiente ideal para os dentes, a pesquisa diz que um pH acima de 4,0 é o melhor.

Muitos dos ácidos dietéticos mais nocivos estão em bebidas como sucos, bebidas esportivas, refrigerantes, bebidas carbonatadas ou espumantes, café, chá e álcool. Ao contrário dos alimentos ácidos, como carnes e queijos, as bebidas ácidas podem fluir livremente para todas as superfícies da boca e banhar os dentes com compostos que suavizam e corroem a camada protetora do esmalte. A saliva tem a importante tarefa de tamponar o nível de pH na boca, mas se as bebidas ácidas forem consumidas várias vezes ao longo do dia, seus benefícios são enfraquecidos. Com o tempo, a exposição constante da boca ao ácido é obrigada a produzir problemas com cáries.

Como proteger os dentes dos ácidos

Aqui estão algumas sugestões que compartilho com meus pacientes de higiene dental quando discutimos açúcares e ácidos na dieta:

• Beba mais água. O cérebro desenvolve uma dependência química das bebidas doces, cafeinadas e alcoólicas que bebemos, e pode ser difícil parar de fumar peru frio. Em vez disso, trabalhe para substituir gradualmente a ingestão de líquidos por água. Dependendo do número de bebidas doces e ácidas consumidas, essa transição pode levar de alguns dias a algumas semanas. Seja consistente.
  • Limite o tempo de exposição. Se você se entregar a uma bebida doce ou ácida, limite a ingestão a uma sessão ou uma refeição, em vez de beber ao longo do dia. Quanto menor o tempo de exposição, mais eficaz será a saliva no tamponamento do perigoso nível de pH.
  • Lembre-se de que "dieta" e "sem açúcar" não significam "saudável". Quando se trata de bebidas ácidas, alguns podem surpreendê-lo. Refrigerantes diet, águas com gás e bebidas esportivas sem açúcar podem não conter carboidratos, mas a maioria ainda contém vários ácidos que aromatizam e preservam o produto. A carbonatação que proporciona esse sabor fresco e efervescente também é altamente ácida.
  • Espere para escovar os dentes depois de consumir ácidos. Os profissionais de odontologia recomendam esperar pelo menos 30 a 60 minutos para escovar os dentes depois de consumir açúcares ou ácidos. Isso dará à saliva uma oportunidade de amortecer o nível de pH na boca, o que impedirá a remoção de camadas suavizadas de esmalte dos dentes com a escova de dentes. Em vez disso, agite com água ou mastigue chiclete sem açúcar.
  • Considere testar o pH da saliva. As tiras de teste são fáceis de comprar para monitorar seu pH oral. Siga as instruções da embalagem do fabricante. Se o pH for muito ácido (abaixo de 4,0), avalie a dieta e discuta os resultados com seu médico bucal.
  • Converse com seu dentista sobre produtos que protegem contra o ácido. Existem muitos tipos de cremes dentais, géis, enxaguamentos, gengivas, pastilhas e tratamentos em consultório projetados para regular o pH oral e fortalecer os dentes contra a erosão ácida.
  • Gerencie seu refluxo ácido. Vale a pena mencionar que a doença crônica e descontrolada do refluxo gastroesofágico (DRGE) faz com que o ácido do estômago flua pelo esôfago e para a boca, resultando em um ambiente oral ácido constante. Aqueles que têm azia frequente, problemas para engolir, um gosto amargo na boca enquanto se deitam, ou que constantemente limpam a garganta devem visitar um médico para cuidados adequados.
  • Dentalbit