4 motivos pelos quais a saúde bucal afeta sua qualidade de vida

Existem maneiras pelas quais sua saúde bucal pode afetar sua qualidade de vida geral que você pode não conhecer.

Rua Noé

A maioria das pessoas não percebe o quão importante é a sua saúde bucal até que eles tenham um dente dolorido ou comecem a ver a cárie. No entanto, manter uma boa higiene bucal é uma parte importante de sua saúde geral e pode promover uma maior qualidade de vida. Um forte conjunto de dentes e gengivas significa que você pode comer os alimentos que quiser e beber líquidos que ama.

Uma boa higiene bucal também é um indicador de sua saúde geral, pois cuidar de seus dentes geralmente significa que você come uma dieta com baixo teor de açúcar com muitos nutrientes importantes para o crescimento e a manutenção. Aqui estão quatro motivos pelos quais sua saúde bucal pode afetar sua qualidade de vida.

Limita o engajamento social

Você pode não perceber, mas sua saúde bucal e capacidade de socializar efetivamente estão integralmente ligadas. Sintomas de má saúde bucal e higiene podem levar ao comprometimento do funcionamento social e psicossocial. Como resultado, as pessoas ao seu redor podem começar a formar percepções negativas de saúde sobre você, potencialmente enfraquecendo seus laços sociais.

Em termos diários, a má saúde bucal significa que você é menos propenso a fazer coisas como conhecer novas pessoas e causar uma primeira impressão positiva. É menos provável que você cumprimente novos conhecidos com um sorriso largo e pode até achar que a dor de condições como cáries o impede de participar de eventos sociais.

A dor causada por problemas bucais pode até torná-lo menos propenso a socializar. Pesquisas mostram que aqueles com dor crônica fadigam rapidamente e são mais propensos a lutar com condições como hipermobilidade, ansiedade e disautonomia. Como resultado, aqueles que lutam com a saúde bucal podem achar que as doenças relacionadas atrapalham sua capacidade de levar uma vida social gratificante.

Leva a outras doenças

Uma boa higiene bucal protege mais do que apenas a boca. As condições orais podem levar a todos os tipos de resultados negativos para a saúde, e mesmo uma pequena cavidade pode ser um grande problema se não for tratada.

É provável que a infecção ocorra em áreas onde a cárie dentária progride, levando a pus e abscessos. Seu dentista pode prescrever antibióticos para tratar a infecção, mas você precisa abordar a causa raiz para evitar doenças mais graves.

Felizmente, visitar um dentista qualificado é mais fácil do que nunca. Muitas práticas oferecem telessaúde para substituir longas visitas presenciais no consultório do dentista. A teleodontologia pode exigir que você tire algumas fotos do interior da boca, mas uma imagem clara da câmera pode economizar muito tempo e dinheiro.

Impactos na saúde mental

É difícil se sentir no seu melhor quando você está com dor ou experimentando os efeitos de uma condição de saúde bucal. A má saúde bucal pode até causar comprometimento cognitivo. Alguns estudos mostram uma relação entre a saúde bucal e o início precoce da demência, pois a perda dentária aumenta significativamente o risco de demência e deterioração cognitiva.

É difícil separar causa de efeito quando se trata de saúde mental e sua boca. No entanto, as pessoas com má saúde mental podem estar em maior risco de doenças orais adicionais, como doenças gengivais e cárie dentária. Por sua vez, isso pode criar uma espiral de eventos em que a fronteira entre a má saúde bucal e a saúde física é borrada.

A má higiene bucal também pode causar apneia do sono e insônia. A falta de sono tem um efeito imediato em sua saúde mental, pois você terá mais dificuldade em se concentrar e pode se encontrar correndo em um pavio curto ao longo do dia.

Infelizmente, existem disparidades nos cuidados de saúde dentária entre as populações. Em particular, aqueles que vivem na pobreza são menos propensos a ter acesso a cuidados dentários suficientes. Isso pode exacerbar a ligação entre o status socioeconômico e a saúde mental e causar um ciclo de eventos que limitam sua capacidade de encontrar um trabalho gratificante e bem remunerado.

Afeta o sucesso e a mobilidade social

Uma boa saúde bucal é mais do que mostrar um sorriso saudável durante uma reunião de negócios ou entrevista. Uma boa higiene dental é comumente associada a alta renda e riqueza disponível. Isso significa que as pessoas ao seu redor podem formar opiniões injustificadas com base na aparência de seus dentes.

Um estudo britânico de 2021 sobre mobilidade social intrageracional e autoavaliação da saúde bucal descobriu que aqueles que relataram ter melhor saúde bucal eram mais propensos a experimentar mobilidade social ascendente durante a vida. Por outro lado, a mobilidade descendente foi associada à autoavaliação da saúde bucal ruim. Os resultados do estudo longitudinal sugerem que a saúde bucal sobe e desce dependendo da mobilidade social, incluindo mudanças na educação, emprego e renda.

É difícil garantir que escovar os dentes e visitar o dentista levará a uma vida bem-sucedida. No entanto, fazer check-ups de rotina pode ajudá-lo a evitar o tempo de folga do trabalho por doenças e pode ser o alerta que você precisa para reavaliar sua saúde e comportamentos atuais.