Esses pacientes estão prejudicando sua prática odontológica

Convenhamos: você tem pacientes odontológicos que você não está feliz em ver na programação. Estes são os três tipos de pacientes que realmente prejudicam sua prática e o que você pode fazer sobre eles.

Sally McKenzie

Enquanto você sempre quer atrair novos pacientes para a sua clínica, você também precisa ter em mente que existem alguns pacientes que fazem a sua prática mais mal do que bem. Tenho certeza de que você provavelmente pode pensar em um paciente ou dois que você preferiria não ver na programação, simplesmente porque você sabe que eles são problemas.

Infelizmente, certos tipos de pacientes prejudicam sua prática – e é por isso que você quer se concentrar em atrair pacientes de alta qualidade que aceitam o tratamento e o encaminham para outras pessoas. Estes são os pacientes que você está ansioso para ver na programação, porque você sabe que eles são os únicos que estão ajudando sua clínica a crescer.

OK, então como você pode reconhecer quando um paciente está prejudicando sua clínica? Aqui estão os três tipos de pacientes que causam danos à sua prática e o que você pode fazer para transformar esses pacientes problemáticos em pacientes leais.

Pacientes que parecem não se lembrar de seus horários de consulta

Quando os pacientes não aparecem para suas consultas, isso lança toda a sua clínica em pânico. Todo mundo se esforça para descobrir como preencher o buraco, porque se ele não for preenchido, não há como a prática atingir as metas de produção daquele dia.

Compromissos quebrados levam ao estresse e custam dinheiro, e estou falando de milhares de dólares em receitas perdidas a cada ano. Você nunca eliminará esses pacientes completamente, mas existem maneiras de reduzi-los.

Comece certificando-se de que os pacientes vejam o valor da odontologia e dos serviços que você fornece. Quando eles estão na cadeira, eduque-os sobre suas condições e as possíveis consequências de não prosseguir com o tratamento. Antes de sair, dê-lhes uma lista de todos os serviços que foram realizados durante a consulta e todos os produtos gratuitos que você está enviando para casa com eles. Dessa forma, eles verão exatamente o que acontece em cada visita. Ajude-os a entender a importância de manter suas consultas odontológicas e eles estarão muito mais propensos a aparecer.

Também é uma boa ideia confirmar todos os compromissos com dois dias de antecedência. Seus pacientes são pessoas ocupadas e provavelmente esquecerão suas consultas se não receberem um lembrete. Se algo surgiu e eles não podem fazê-lo, afinal, você tem dois dias para encontrar um substituto, o que torna o processo muito menos estressante.

Também é uma boa ideia confirmar todos os compromissos com dois dias de antecedência. Seus pacientes são pessoas ocupadas e provavelmente esquecerão suas consultas se não receberem um lembrete. Se algo surgiu e eles não podem fazê-lo, afinal, você tem dois dias para encontrar um substituto, o que torna o processo muito menos estressante.

Pacientes que evitam pagar

Detesto dizê-lo, mas há doentes que fazem tudo o que podem para adiar o pagamento dos serviços prestados. Eles estão cheios de desculpas e prometem que receberão o pagamento em breve, mas nunca o fazem.

Este é um problema frustrante com o qual muitas práticas lutam, e é por isso que é tão importante criar uma política financeira. Por meio dessa política, deixe claro quando o pagamento é esperado – não deixe espaço para confusão.

Pacientes que você só vê uma vez

Tenho certeza de que isso aconteceu com você mais vezes do que você gostaria de admitir. Um novo paciente chega ao seu consultório e, até onde você pode dizer, tudo vai muito bem. Você recomenda o tratamento e espera que o paciente agende antes de sair. Em vez disso, ele ou ela sai pela porta, para nunca mais ser ouvido de novo.

Os pacientes decidem não retornar a uma clínica por muitas razões, mas muitas vezes é porque eles não sentiram uma conexão ou parecia que o foco principal da prática era vendê-los em odontologia cara.

Não saia como um vendedor de carros usados. Em vez disso, concentre-se em construir um relacionamento com seus pacientes. Como? Faça do atendimento ao cliente uma prioridade. Treine os membros da equipe para cumprimentar cada paciente com uma recepção calorosa e um sorriso amigável. Sua equipe deve ser prestativa e tranquilizadora, permitindo que os pacientes saibam que estão em boas mãos.

Uma vez que os pacientes estão nas cadeiras, reserve um tempo para conhecê-los. Pergunte sobre suas famílias e ocupações. Mostre aos pacientes que você realmente se importa com o bem-estar deles e converse com eles sobre como sua clínica pode ajudá-los a atingir suas metas de saúde bucal. Lembre-se, não os sobrecarregue com planos de tratamento caros. Concentre-se em suas necessidades mais críticas primeiro.

Construir um relacionamento irá percorrer um longo caminho na criação de pacientes leais que chamam sua clínica de sua casa odontológica. Lembre-se, custa cinco vezes mais atrair novos pacientes para sua clínica do que manter os que você já tem. Não deixe seus esforços de marketing serem desperdiçados.

Você sabe o quão importante os pacientes são para o sucesso da sua clínica, mas os pacientes errados só vão impedi-lo. Não deixe. Concentre-se em fazer mudanças que transformem esses pacientes problemáticos em pacientes leais que realmente ajudem sua prática a prosperar.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/practice-management/patient-relationships/article/16367750/these-patients-are-hurting-your-dental-practice

Dentalbit

Sua clínica na Internet de forma rápida e fácil!

A forma mais simples (com baixo custo) de colocar a sua clínica odontológica ao alcance do seu público

Cadastre sua clínica!