6 dicas para melhorar o seu jogo de atendimento domiciliar odontológico

Seguir estas seis sugestões diretas para o atendimento domiciliar odontológico pode melhorar sua saúde bucal e talvez diminuir sua necessidade de um trabalho odontológico significativo.

Amanda Hill

Ir ao dentista não está entre as coisas favoritas de muitas pessoas para fazer. No entanto, consultas regulares com seu higienista são críticas para sua saúde bucal. Se ir ao dentista não é o seu favorito, aqui estão algumas dicas para talvez ir com menos frequência e ter visitas mais fáceis.

1. Escove pelo menos duas vezes por dia

Não há choque aí, né? Mas não me refiro a abafar a escova de dentes com pasta e fazer uma esfoliação rápida para refrescar o hálito – estou falando de uma boa escova de dois minutos, de preferência com uma escova de dentes elétrica. Se uma escova elétrica não for uma opção, escolha uma escova de cerdas macias com uma cabeça compacta para colocá-la em torno de sua boca. E use um movimento suave de ida e volta ou de sobreposição circular. Dica profissional: a maioria dos pacientes sente falta do canino e do dente atrás dele em seu lado dominante, porque é aí que eles mudam de direção. Portanto, certifique-se de se sobrepor lá!

2. Limpe entre os dentes

Note que eu não disse fio dental. Não que eu esteja dizendo para não usar fio dental – mas existem outras maneiras de interromper a confusão entre os dentes se o fio dental não for sua geleia. Eu uso uma combinação de fio dental alguns dias, picaretas interdentais enquanto estou sentado na minha mesa ou assistindo TV, e um flosser de água para limpar entre os dentes de vez em quando. Surpreendentemente, todas as três técnicas parecem sair algo diferente.

3. Não negligencie sua língua

Sua pobre linguinha leva uma surra. Nós o queimamos, o mordemos e muitas vezes é ignorado quando se trata de cuidados domiciliares. Todas essas pequenas papilas em sua língua seguram bactérias que podem afetar a saúde da sua boca. Pegue um raspador de língua e raspe a língua uma vez por dia. Você vai descobrir que você tem um hálito mais fresco também!

4. Observe sua dieta

Todos nós já ouvimos falar sobre insetos de açúcar e como eles causam cáries. E embora isso seja verdade, é muito mais complexo do que isso. Toda vez que você come e bebe (qualquer coisa, menos água pura), o pH em sua boca cai. Pense na deliciosa bebida de café que você saboreia por algumas horas todas as manhãs. A cada gole, o pH diminui. Dependendo do que você está consumindo e de sua saúde bucal, esse pH pode permanecer baixo por um longo tempo – colocando-o em risco de cáries e doenças gengivais. Preste atenção não apenas ao que você está comendo – açúcares, carboidratos e alimentos ácidos – mas também à frequência.

5. Obtenha um físico

A saúde do seu corpo em geral afeta diretamente a saúde da sua boca. Se você tem diabetes descontrolada, por exemplo, você está em um risco muito maior de doença gengival. O refluxo ácido devido a problemas de saúde intestinal acaba diretamente em sua boca, diminuindo esse pH e potencialmente danificando seus dentes. Existem até conexões com a saúde mental e a saúde bucal. Se você é alguém que acumula muito tártaro, estudos estão mostrando que você pode ser pobre em vitamina D. Cuidar do seu corpo é cuidar da sua boca e vice-versa.

6. Respire pelo nariz

Este não faz sentido à primeira vista. Como profissional de odontologia, levei muito tempo para entender isso. Nossos corpos querem que respiremos pelo nariz. Mas hábitos, dieta, ambiente e muito mais fizeram de muitos de nós respiradores bucais. Quando respiramos pela boca, secamos os tecidos orais causando inflamação e crescimento bacteriano. Existem exercícios que você pode fazer para ajudá-lo a treinar sua respiração. Ou, se o problema é mais complexo do que isso, existem terapeutas miofuncionais que podem ajudá-lo com sua respiração nasal.

Nenhuma dessas sugestões é um cartão de saída da prisão. Mas segui-lo pode ajudá-lo a manter sua saúde bucal entre as visitas. E quando você está fazendo seu trabalho em casa, você é mais saudável, suas visitas ficarão mais fáceis e, talvez, apenas talvez, você possa ir um pouco mais longe entre as visitas. Mas isso é com o seu higienista!

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/personal-wellness/article/14281969/dear-patient-6-tips-to-up-your-dental-home-care-game