A correlação entre um sorriso saudável e um coração saudável

A maioria das pessoas entende que é importante manter um coração saudável, e a maioria das pessoas quer um sorriso saudável e radiante. O que você pode não perceber é que há uma correlação entre os dois.

Rua Noé

Um crescente corpo de pesquisas indica que há uma conexão entre doenças cardíacas e saúde gengival. Embora as descobertas tenham variado ligeiramente, uma coisa é certa: a má saúde da gengiva coloca as pessoas em maior risco de desenvolver doenças cardíacas.

Aqui está um olhar mais atento sobre a conexão entre os dois e o que você deve fazer para manter seus dentes e seu coração saudáveis.

O ataque da placa

Existem dois tipos de placa associada à doença gengival e doenças cardíacas. A placa que se acumula em seus dentes é uma espécie de filme que está repleto de bactérias. A placa que pode se acumular em suas artérias é feita de gordura, colesterol e outras substâncias insalubres no sangue. Eles podem parecer duas coisas completamente diferentes, mas os estudos encontraram uma conexão interessante.

De acordo com a Harvard Medical School, as pessoas com doença gengival são duas a três vezes mais propensas a ter um ataque cardíaco ou derrame. Embora ainda não haja uma tonelada de evidências para apoiar isso, existem algumas teorias que estão se mantendo fortes. Um dos mais fortes está relacionado à relação entre doença periodontal, inflamação e coração.

A doença gengival aumenta a inflamação dentro do corpo, o que pode contribuir para tudo, desde doenças cardiovasculares até diabetes. Quanto mais tensão a inflamação coloca em seu coração, mais provável é que você experimente uma condição cardiovascular ou mesmo uma emergência cardíaca.

As bactérias encontradas na placa nos dentes tendem a se decompor durante a escovação. À medida que entra na corrente sanguínea, também pode contribuir para a inflamação. Bactérias orais foram descobertas em depósitos de gordura de pessoas com condições cardiovasculares.

Como tratar a doença gengival

Se você está preocupado que sua saúde bucal possa piorar quaisquer problemas cardíacos subjacentes, você precisa tomar medidas para prevenir e tratar a doença gengival.

Comece com visitas regulares ao seu dentista. Não é incomum que as pessoas evitem o atendimento odontológico por causa da ansiedade médica. Se você teve uma experiência ruim no passado ou tem medo de procedimentos específicos, procure maneiras de lidar, para que seu dentista possa cuidar de seus dentes adequadamente e fornecer os recursos certos para manter seu sorriso saudável. Algumas das melhores maneiras de lidar com a ansiedade médica incluem:

• Apoiando-se no seu sistema de apoio
  • Usando técnicas de relaxamento
  • Exercício
  • Diário
  • Buscando ajuda profissional
  • É especialmente importante ir ao dentista se você tiver algum dos sintomas da doença gengival, incluindo gengivas vermelhas e inchadas ou mau hálito persistente.

Seu dentista pode fornecer um plano diário de cuidados bucais para você seguir. Normalmente, inclui coisas como a frequência de escovar e usar fio dental, bem como alimentos para desfrutar e evitar. Por exemplo, se você tende a ter um "dente doce", você pode querer considerar a troca de açúcar por estévia. É menos prejudicial para os dentes, o que pode ajudá-lo a evitar cáries e até mesmo tem um sabor mais doce do que o açúcar comum. Também pode ser uma ótima alternativa se você estiver tentando manter um estilo de vida mais saudável em geral.

Não tenha vergonha de ir ao dentista, mesmo que você não tenha feito isso há anos e esteja preocupado com o estado de sua saúde bucal. Nunca é tarde demais para obter o tratamento que você precisa. E também é uma boa ideia estabelecer um plano com seu dentista mais cedo ou mais tarde, para garantir que você esteja cuidando do seu sorriso nos próximos anos.

Foco na saúde

Priorizar seu bem-estar geral é uma das melhores coisas que você pode fazer, tanto para o seu coração quanto para a saúde bucal. Ao fazer escolhas de estilo de vida saudável, é mais provável que você melhore a saúde do coração e do sorriso. Isso inclui tudo, desde comer uma dieta rica em frutas e vegetais até se exercitar com frequência.

Mesmo que mais pesquisas precisem ser feitas, quase todos os aspectos de sua saúde e bem-estar estão conectados de alguma forma. Por exemplo, a atividade física regular pode torná-lo significativamente menos propenso a desenvolver doenças gengivais. A má saúde bucal também pode servir como um indicador de outras condições, incluindo artrite reumatoide, infecções respiratórias e pneumonia.

Uma boa saúde bucal requer uma boa saúde geral. Considere tomar suplementos para garantir que seu coração e dentes estejam recebendo os nutrientes de que precisam e tente evitar alimentos ricos em açúcar ou altamente processados.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/personal-wellness/article/14282119/the-correlation-between-a-healthy-smile-and-a-healthy-heart