9 dicas para manter a saúde bucal à medida que envelhece

Muitas vezes pensamos em hábitos de saúde bucal como um tópico para crianças pequenas, mas uma boa higiene bucal requer dedicação ao longo da vida.

Tess DiNapoli

Muitas vezes pensamos em hábitos de saúde bucal como um tópico para crianças pequenas. Pais, irmãos mais velhos e o dentista ensinam às crianças a importância de escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental e evitar muitos doces e bebidas açucaradas.

Mas e à medida que envelhecemos? Nossas rotinas de saúde bucal devem mudar? Embora o conselho testado e comprovado de escovar, usar fio dental e evitar o açúcar ainda se aplique, existem algumas rotinas especializadas aplicáveis a pessoas mais velhas que precisam ser consideradas.

1. Tenha uma rotina de escovação dedicada

Enquanto escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia é essencial, assim é como escovamos. À medida que envelhecemos, ocorrem mudanças em nossos dentes e gengivas, o que pode exigir a mudança de nossas técnicas de escovação. Certifique-se de conversar com seu dentista sobre isso em todas as limpezas de rotina.

2. Uso do fio dental: Mais importante do que nunca

A escovação não atinge toda a superfície de um dente, e é por isso que o uso diário do fio dental é tão importante. Quando somos mais jovens, o fio dental tradicional pode ser bom, mas à medida que envelhecemos, mudanças na pequena destreza motora, artrite nos dedos ou redução na visão podem tornar o fio dental mais desafiador. Felizmente, existem muitas alternativas ao fio dental tradicional – por exemplo, um flosser de água funciona muito bem, enxaguando alimentos, bactérias e placa bacteriana entre os dentes e reduzindo a inflamação nas gengivas.

3. Fique com creme dental com flúor

O flúor é um ingrediente necessário para a prevenção da cárie. À medida que envelhecemos, podemos desenvolver sensibilidade nos dentes ou gengivas recuadas. Se isso acontecer, peça ao seu dentista creme dental com um baixo valor relativo de abrasão dentinária (RDA). Geralmente, a maioria dos cremes dentais que têm um rótulo para "dentes sensíveis" terá uma baixa RDA. Se um creme dental tiver um rótulo que seja ideal para o controle do tártaro ou a remoção de manchas, ele provavelmente terá um valor de abrasão dentinária mais alto.

4. Use um enxaguante bucal recomendado pelo dentista

Durante suas limpezas de rotina, converse com seu dentista sobre como encontrar um enxaguante bucal que seja ideal para suas necessidades odontológicas e médicas. Enquanto muitos tipos de enxaguante bucal são projetados para refrescar o hálito, outros podem fornecer suporte antimicrobiano para ajudá-lo a manter gengivas saudáveis e prevenir cáries. Existem também sprays bucais especializados que podem ajudar se você rotineiramente sentir boca seca devido à medicação.

5. Faça boas escolhas alimentares

Se você tem 5, 50 ou 105 anos, suas decisões dietéticas afetam sua saúde bucal. Seguir uma dieta pobre em açúcares processados e refinados e rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode beneficiar sua saúde bucal e bem-estar geral. Limitar o consumo de doces e bebidas açucaradas é uma boa decisão, independentemente da sua idade.

6. Mantenha exames odontológicos agendados

Praticar uma boa higiene bucal em casa é uma obrigação para manter a saúde bucal ideal, mas não reduza as visitas regulares ao dentista. Durante seus exames de rotina, a equipe odontológica inspecionará cuidadosamente sua boca para quaisquer alterações na cor e textura e analisará a forma de seus dentes e gengivas para detectar quaisquer problemas em estágio inicial. Embora a manutenção de um cronograma de limpezas dentárias semestrais seja ideal, seu dentista pode recomendar exames mais frequentes se os problemas de saúde bucal começarem a se desenvolver.

7. Tome muito cuidado ao limpar as próteses dentárias

À medida que envelhecemos, há uma maior probabilidade de precisarmos de dentaduras para substituir dentes danificados ou dentes que foram removidos por causa de doenças gengivais significativas. As próteses podem vir em conjuntos completos (substituindo todos os dentes superiores ou inferiores) ou parciais. Uma prótese parcial é normalmente usada para preencher uma área com um ou mais dentes ausentes.

Se você foi recentemente equipado com dentaduras, você deve mantê-las limpas e livres de alimentos. Você também precisa inspecionar rotineiramente suas gengivas para garantir que a pele pareça lisa, saudável e livre de abrasões. As próteses devem ser escovadas diariamente com um produto de limpeza especial para o cuidado da prótese dentária e, em seguida, embebidas durante a noite em um líquido de limpeza da prótese. Remover dentaduras enquanto você dorme ajudará a manter as gengivas saudáveis e evitar o inchaço.

8. Endereço xerostomia (boca seca)

Muitos medicamentos tomados por indivíduos mais velhos podem causar boca seca. Seja para pressão alta, controle da bexiga ou depressão, muitas prescrições bem conhecidas podem causar esse efeito colateral. Uma boca seca é precisamente como parece: é quando você não consegue produzir saliva suficiente para manter uma boca suficientemente molhada. A boca seca persistente aumenta o risco de cárie dentária, cáries e infecções fúngicas dentro da boca, por isso é uma condição que precisa ser levada a sério. Se você está com a boca seca, fale com seu dentista. Existem muitos produtos que podem ser úteis para manter sua boca saudável e limitar a cárie dentária.

9. Verifique se há câncer bucal

O câncer bucal geralmente começa na boca, garganta ou língua e é mais provável que se desenvolva após os 40 anos de idade. Surpreendentemente, em seus estágios iniciais, o câncer bucal geralmente tem pouca ou nenhuma dor, por isso é fácil que a doença passe despercebida. No entanto, sua equipe odontológica procurará os sinais de alerta de câncer bucal em cada check-up odontológico, mesmo que você não esteja sentindo desconforto.

Se você está preocupado com o desenvolvimento de câncer bucal, existem algumas sugestões preventivas a seguir:

• Evite todos os cigarros, tabaco de mascar, cachimbos, charutos ou cigarros eletrônicos
  • Beba álcool apenas com moderação
  • Use bálsamo labial com protetor solar
  • Uma ótima higiene bucal requer uma dedicação ao longo da vida

Estudos científicos e médicos têm mostrado consistentemente que a nossa saúde oral está ligada à nossa saúde geral. Manter uma boa saúde bucal à medida que envelhece pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrames, diabetes e outras condições crônicas com risco de vida. Ter consultas regulares com uma equipe odontológica bem treinada e compassiva certamente pode ajudar, mas não substitui seguir bons hábitos de higiene bucal em casa.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/personal-wellness/article/14278461/9-tips-for-maintaining-oral-health-as-you-age