Como os piercings orais afetam a saúde bucal

Muitas pessoas optam por obter um piercing oral como uma forma de auto-expressão, mas eles estão cientes dos riscos potenciais para a sua saúde bucal? Aqui está o que saber antes de obter esse piercing.

Aaron Soares

Muitas pessoas optam por obter um piercing oral como uma forma de auto-expressão, e às vezes até mesmo como um emblema de coragem para enfrentar o medo e a dor. Os piercings na língua viram um aumento na popularidade nos últimos anos. Mas poucas pessoas pensam em parar e consultar seu dentista ou profissional de saúde antes de serem perfuradas.

Os piercings na língua podem ter um impacto mensurável na saúde dental. Aqui estão alguns dos riscos para a saúde e possíveis complicações para aprender antes de obter um piercing oral.

Tipos de piercings orais

O piercing oral mais comum é o piercing na língua da linha média. A língua também pode ser perfurada duas vezes, em linhas verticais simétricas, conhecidas como "mordidas de veneno". A ponta da língua pode até ser perfurada horizontalmente usando uma barra curva. Tanto o frênulo superior quanto o inferior são locais populares, assim como um piercing "labret", que é feito sob o lábio inferior. O filtro e vários lugares nos lábios podem ser perfurados para imitar diferentes tipos de mordidas de animais, como a "picada de aranha" e a "picada de cobra".

Cada um desses locais oferece um conjunto ligeiramente diferente de riscos para a saúde bucal, bem como possíveis complicações do processo de perfuração. Estes podem incluir:

• Infecção
  • Abcesso
  • Inchação
  • Hibersalivação e baba
  • Danos nos nervos
  • Reação alérgica
  • Dificuldade de falar ou engolir
  • Obstrução das vias aéreas
  • Sangramento em excesso
  • Uma língua bífida ou fissurada
  • Uma vez que a ferida inicial tenha cicatrizado, as pessoas com piercings orais ainda enfrentam múltiplos riscos para a saúde a longo prazo. Estes podem incluir:

Danos nos dentes

Brincar com as joias da boca, clicá-las para frente e para trás nos dentes ou acidentalmente mordê-las enquanto mastiga pode causar dentes rachados ou lascados e nervos expostos. Os recheios também correm o risco de serem danificados. Morder com força suficiente no acessório pode até quebrar um dente completamente. Ter um objeto de metal duro constantemente raspando contra o esmalte pode fazer com que ele se desgaste ou quebre, resultando na formação de cárie e mais cárie dentária.

Regressão gengival

Se um piercing é colocado muito perto das gengivas, a irritação constante pode causar regressão gengival. Estudos descobriram que 44% das pessoas com piercings orais experimentam regressão gengival, enquanto apenas 7% das pessoas sem piercings orais provavelmente sofrerão com isso. Em alguns casos, um enxerto de gengiva pode precisar ser realizado para salvar o dente. Se não for tratada, a regressão pode se tornar tão grave que o dente pode cair.

Doença gengival

Juntamente com a gengivite generalizada, aqueles com piercings orais têm uma chance maior de desenvolver doença gengival. A boca é a porta de entrada para a maioria das bactérias patogênicas que causam danos à nossa saúde. A inflamação crônica é a pedra angular de muitas doenças autoimunes diferentes e graves. Uma condição tão simples como a gengivite pode ter grandes implicações mais adiante se não for tratada. Parar a doença gengival não é apenas para a saúde bucal, mas para a saúde geral e longevidade.

Diastemata

Diastema pode se formar quando há pressão constante sobre os dentes do piercing ou constantemente brincando com as joias da mesma maneira. Isso resulta em uma mudança gradual da posição natural do dente. O diastema mais comum que ocorre é uma lacuna na linha média entre os dois incisivos frontais superiores ou inferiores, o que requer tratamento ortodôntico caro e demorado para corrigir.

Endocartide

As pessoas que têm condições cardíacas de risco moderado a alto podem estar em sério perigo devido aos seus piercings orais. Os orifícios que os piercings fazem fornecem um portal expresso para as bactérias entrarem na corrente sanguínea e viajarem diretamente para o coração. As bactérias podem se instalar nas válvulas cardíacas e causar inflamação do coração. Esta inflamação pode levar a doenças graves e, possivelmente, danos cardíacos permanentes. Há também um risco considerável de infecções locais e sistêmicas que podem expor o corpo a patógenos como a hepatite B e C, os vírus herpes simplex e até mesmo o HIV.

Dicas para evitar problemas de saúde bucal

Aqueles com piercings orais que estão plenamente conscientes dos riscos para a saúde, mas ainda desejam manter seus piercings, podem tomar várias medidas para possivelmente evitar alguns dos efeitos negativos.

• Mantenha o local de perfuração o mais limpo possível. Lave a boca após cada refeição para remover quaisquer restos de detritos e faça gargarejos duas vezes ao dia com um enxágue antimicrobiano.
  • Tente evitar brincar ou clicar nas joias e escolha joias leves ou de polímero para minimizar os danos aos dentes.
  • Verifique periodicamente a estanqueidade das luminárias para que haja menos risco de quebrar ou engolir as peças.
  • Se praticar esportes, remova as joias ou use protetores bucais protetores.
  • Pratique uma boa higiene bucal, escovação e uso do fio dental duas vezes ao dia.
  • Mantenha consultas regulares para limpezas e exames de dentes.
  • Informe um médico ou dentista sobre os primeiros sinais de vermelhidão, inchaço ou infecção.
  • Usando as mãos limpas, ocasionalmente remova o piercing para dar às gengivas e à cavidade bucal um descanso da irritação.
  • Uma nota para os profissionais de odontologia: Educar seus pacientes sobre os potenciais riscos para a saúde envolvidos com piercings pode ajudar a conter esses riscos. Os profissionais de odontologia podem ajudar, conscientizando seus pacientes e comunidades sobre esses perigos.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/personal-wellness/article/14276793/how-oral-piercings-impact-oral-health