Dicas de liderança que todo gerente de consultório odontológico deve saber

As habilidades de liderança são muito importantes para gerentes de consultórios odontológicos bem-sucedidos. Essas ideias ajudará você a se tornar o melhor líder que você pode ser.

Heather Colicchio

Como gerentes de consultórios odontológicos, pensamos em nós mesmos como profissionais de saúde e facilitadores de cuidados de alta qualidade. Mas também somos algo muito mais: somos executivos de uma empresa.

Examinei algumas das principais organizações de coaching de carreira, bem como conversei com especialistas executivos e empreendedores, sobre o que é preciso para ser o melhor líder possível. Aqui estão algumas das principais dicas sobre o que você deve trazer para o seu papel de gerente de consultório odontológico para trazê-lo ao seu pleno potencial de liderança.

Use seu QI emocional

Para ser um líder, você precisa confiar muito em sua inteligência emocional. Isso significa ouvir suas emoções e reconhecer as emoções de sua equipe e pacientes, a fim de ser capaz de usar o bom senso. Faça da autorreflexão uma parte de suas atividades diárias. Fazer isso afeta seu humor e lhe dá alavancagem, o que permite que você se conecte melhor com todos em seu escritório.

Comemore o sucesso

De acordo com especialistas da Insperity, você deve "se divertir e celebrar o sucesso". Isso pode significar qualquer coisa, desde o reconhecimento de pequenas metas no escritório até grandes conquistas pessoais dos membros da equipe em suas vidas pessoais, como a assistente executando seus primeiros 5k ou o filho da recepcionista sendo premiado com uma bolsa de estudos. Às vezes, o reconhecimento verbal é tudo o que você precisa. Faz com que as pessoas se sintam valorizadas.

Entenda seu estilo de liderança

Quando você entende como seus métodos se deparam com os outros, você pode aprender maneiras de liderar de uma maneira mais eficiente e motivadora.

Liderar pelo exemplo

A primeira coisa que os líderes devem fazer é liderar mostrando e fazendo, não apenas dizer à equipe como as coisas devem ser feitas. Seja na maneira como você se prepara, fala com a equipe ou atende o telefone, lembre-se de que a equipe olha para você para definir o tom do escritório.

Seja acessível

Ter uma abordagem "pergunte a qualquer pessoa a qualquer momento" ajuda a equipe a se relacionar melhor com você. Eles sentirão que você é empático com suas necessidades e estarão mais propensos a vir até você quando tiverem opiniões, preocupações ou precisarem de ajuda. Ser acessível não significa que você não está liderando; significa apenas que você está lá para ajudar a equipe a ter sucesso.

Não se arrependa

De acordo com Forbes.com, o fundador e CEO da Virgin, Sir Richard Branson, diz que o melhor conselho que já recebeu foi "não se arrepender". Ele diz que cada decisão é uma que ele está por trás, e tudo é baseado no que lhe foi ensinado quando criança.

Trabalhar a partir de uma lista de tarefas pendentes

A Harvard Business Review recomenda realizar três coisas antes do meio-dia. Por que? Porque "a equipa que está à frente ao intervalo tem mais probabilidades de ganhar o jogo". Faça da manhã a sua parte mais produtiva do dia para que você não fique atolado e desanimado após a pausa para o almoço (ou pior, perca o almoço completamente).

Olhe para o quadro completo

Focar demais nos detalhes em detrimento do todo? Tente não se concentrar em problemas e questões específicas a ponto de que eles o sobrecarreguem e você não consiga reconhecer a entidade geral da prática.

Não saia das trincheiras

Agora que você é um gerente, isso não significa que você não precisa fazer o 'trabalho sujo' que o ajudou a ter sucesso em primeiro lugar. A ética de trabalho duro que o levou a essa posição é o que você precisará para ter sucesso enquanto estiver lá. Nunca peça a alguém para fazer algo que você não estaria disposto a fazer sozinho. As equipes que veem os líderes arregaçarem as mangas e sujarem as mãos sabem que seu gerente é alguém comprometido com o sucesso do grupo, e não alguém que apenas manda nas pessoas ao redor.

Conheça o seu pessoal

Quando você entender o que faz sua equipe funcionar, você será capaz de se relacionar com seus objetivos, foco na carreira e por que eles se vêem como parte de sua prática, em vez da prática ao virar da esquina. Conhecê-los como pessoas e se relacionar com seus hobbies, interesses, vida familiar e muito mais, pode lhe dar uma visão sobre como ajudá-los a serem o melhor no local de trabalho.

Lembre-se de onde você veio

Não se esqueça de suas raízes. Antes de você ser um gerente de consultório odontológico, você provavelmente estava preenchendo os sapatos de outro papel na prática odontológica, ou talvez você não viesse do campo odontológico. Lembre-se de como era estar nessas funções e como você se sentia em relação ao seu próprio gerente. O que você gostou? O que você não gostou? Nunca se esqueça de como eram as coisas antes de se tornar o líder, e isso o ajudará a liderar de forma mais eficaz.

Adaptado de: https://www.dentistryiq.com/front-office/staff-relations/article/14071895/leadership-tips-every-dental-manager-should-know

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