10 maneiras de se manter profissional nas mídias sociais

Como líder em sua prática odontológica, evite se tornar negativo nas plataformas de mídia social – isso pode levar a alguns resultados indesejados.

Christi Bintliff

Não há como negar que as plataformas de redes sociais criaram oportunidades para os líderes compartilharem e adquirirem conhecimento. Também é verdade que as frustrações podem levar algumas pessoas a procurar informações conversacionais, orientação ou acordo nas mídias sociais. Infelizmente, nem todas as trocas on-line são positivas, e algumas pessoas deslizam pela toca do coelho da negatividade sobre seu chefe, ambiente de trabalho, colegas de trabalho, clientes, funcionários ou trabalho.

Tópicos alimentados por raiva, frustração ou desilusão tendem a ter mais curtidas ou comentários. Da mesma forma, há aqueles que gostam de postar tópicos controversos, juntamente com seus pontos e contrapontos para chamar a atenção. Tudo isso mostra que a miséria ama companhia.

Todo mundo precisa desabafar, mas é melhor fazê-lo off-line e com seu círculo confiável de confidentes. Você nunca sabe quem acessa sua pegada digital ou quem está compartilhando ou capturando a tela para uso fora de sua plataforma original. Temos a responsabilidade digital e profissional de garantir que o conteúdo, o tom e a mensagem de nossas postagens e respostas sempre nos retratem como um líder e não um descontentamento. Sem isso, é fácil interpretar mal uma mensagem. Suas palavras e ações digitais têm um impacto maior do que você pensa.

Como manter sua responsabilidade digital

Autopolicie seus postos

Lembre-se de que você está representando seu empregador, empresa e você mesmo como líder. Isso significa estar consciente sobre o que e o que não postar. A mídia social é uma ferramenta poderosa, mas uma postagem, mesmo quando excluída, pode minar sua mensagem e credibilidade. Nem todo mundo compartilha seus pontos de vista. Para manter sua imagem profissional, suas postagens devem refletir seu melhor eu.

Domar o drama e esmagar o pessimismo

Haverá situações em que você quer contar sua história, atacar, expressar sua frustração, provar um ponto de hierarquia ou lavar roupa suja. Esse comportamento on-line é completamente inaceitável, mas ainda mais para aqueles em cargos de liderança. Devemos sempre retratar o mais alto nível de decoro profissional.

Mostre-me os dígitos

Não adianta pedir comparações com seus pacotes de remuneração e benefícios. Dependendo de onde você está localizado e seu papel e responsabilidades, sempre haverá alguma diferença entre aqueles em papéis de liderança. Enquanto isso acontece, seus colegas podem encontrar isso de mau gosto profissionalmente.

Seja útil, não um obstáculo

Se você não tem certeza de como responder, é melhor não responder. Suas postagens e respostas devem sempre oferecer bons conselhos ou soluções, não qualquer coisa que possa dificultar ainda mais a capacidade de alguém de encontrar recursos, informações ou orientação.

Não choraminge com vinho

As carreiras terminaram abruptamente depois que alguém postou sob a influência de álcool ou outras substâncias.

Pense em assuntos e informações relacionadas aos funcionários

Empregadores e gerentes têm acesso a uma quantidade significativa de informações sobre os funcionários, desde pedidos de emprego, currículos, formulários de benefícios, avaliações de desempenho, salário, documentação disciplinar, informações de contato e até registros médicos. Uma das razões pelas quais o departamento de recursos humanos existe é manter registros sobre questões de emprego. Mesmo sem um gerente de RH dedicado, os assuntos de emprego devem ser confidenciais para evitar repercussões legais.

Considere os fluxos de receita

A maioria das plataformas de mídia social tem configurações de privacidade. Mesmo com aqueles no lugar, o mundo pode ser extremamente pequeno. Nunca zombe de seus clientes, referências, empregadores ou pacientes, mesmo que você sinta que está certo, porque eles são sua fonte de renda.

Evite polêmicas

Mesmo com a melhor das intenções, discussões que envolvem religião, política, igualdade de gênero e tópicos semelhantes podem desencadear atenção indesejada. Se você está entusiasmado em trazer consciência, seja cauteloso e delicado com suas palavras para que elas não voltem para morder você.

Fique atento à quebra de confidencialidade

A maioria dos empregadores tem políticas específicas que proíbem o tipo de informação que você pode compartilhar, como assuntos confidenciais de clientes, informações de saúde protegidas, comunicações internas ou informações proprietárias. Essas políticas também podem monitorar o que os funcionários podem falar em nome do empregador para evitar o compartilhamento de informações enganosas, imprecisas ou confidenciais.

Não publique comentários inapropriados

Os alarmes devem estar disparando porque é um problema se os comentários ofensivos ou inapropriados sobre seu chefe, funcionário, colega, colega de trabalho, pacientes ou concorrentes se tornarem virais. Isso manchará automaticamente sua imagem e poderá levar a problemas legais.

Ao interagir em plataformas sociais, esteja atento à sua responsabilidade digital de proteger sua imagem e reputação, não julgue e aja com responsabilidade ao postar ou comentar, de modo a retratar o profissionalismo absoluto.

Adaptado em: https://www.dentistryiq.com/front-office/career-enhancement/article/14279732/10-ways-to-stay-professional-on-social-media-plus-what-is-pbp

Dentalbit

Sua clínica na Internet de forma rápida e fácil!

A forma mais simples (com baixo custo) de colocar a sua clínica odontológica ao alcance do seu público

Cadastre sua clínica!