Como determinar o preço de venda de uma clínica odontológica

Se você é um profissional que deseja saber quanto vale sua clínica odontológica, este artigo é pra você. A indústria odontológica é altamente competitiva e, mesmo que você não queira vender sua clínica ou consultório, deve observar essas cinco métricas e como cada uma delas desempenha um papel para ajudar a impulsionar o valor real de sua clínica.

Já vimos isso acontecer várias vezes:

Uma clínica odontológica vendeu rapidamente e a um preço favorável, enquanto outra prática semelhante permaneceu no mercado por meses com pouco interesse.

Para evitar que isso aconteça, você deve entender claramente os fatores mais críticos que impulsionam o valor de uma clínica odontológica.

Por que isso é tão importante?

Obter as informações corretas sobre esses fatores ajudará você a determinar o que torna sua prática única, o que pode ajudá-lo a negociar a venda de uma posição de força. Além disso, tendo uma boa compreensão das métricas críticas, os dentistas podem identificar áreas de melhoria que podem aumentar o valor de sua prática antes da venda.

Mantenha isso em mente:

Você precisa mais do que saber o que deseja obter com sua prática. Você também precisa saber o que os compradores em potencial desejam e como eles avaliarão sua prática com base nesses desejos e necessidades.

Porque, se não o fizer, um comprador poderá convencê-lo de que você está fazendo um negócio fantástico, oferecendo menos do que o valor de sua prática.

Mais uma coisa:

Algumas métricas têm mais peso do que outras ao determinar o valor de uma prática odontológica.

Sem demora, apresentamos a você as 5 principais métricas essenciais para avaliar ao procurar vender sua clínica odontológica. Vale a pena notar que essas métricas são relevantes para qualquer consultório odontológico.

Os 5 principais fatores a serem considerados ao vender sua clínica odontológica

Base de pacientes

A base do paciente é a base sobre a qual se sustenta o valor de sua prática.

Quando potenciais compradores avaliam sua prática, eles querem saber quem são seus pacientes e quão leais eles são à sua prática. Eles querem saber que, quando compram sua prática, estão comprando um negócio estável e próspero com uma base sólida.

Vamos colocar em perspectiva:

De acordo com inúmeras pesquisas de mercado, o custo de aquisição de novos clientes é maior do que o necessário para manter os clientes antigos retornando para seus serviços.

Não é surpreendente, então, que uma clínica com uma grande e leal base de pacientes seja considerada altamente valiosa.

Essa base de pacientes garante um fluxo de receita estável e reduz o risco para compradores em potencial, pois é uma indicação clara da capacidade de uma clínica prosperar a longo prazo.

A taxa de retenção de pacientes é outra métrica crucial a ser considerada ao avaliar a base de pacientes de uma clínica odontológica.

Aqui está o porquê:

Uma prática com alta taxa de retenção de pacientes é vista como mais valiosa, pois sugere uma boa reputação e uma experiência positiva do paciente. Esses são compradores cobiçados de boa vontade a serem observados - portanto, práticas com altas taxas de retenção são consideradas mais valiosas.

Isso não é tudo:

Avaliar a demografia da base de pacientes também é essencial. Saber a idade, o sexo e a localização de seus pacientes pode fornecer informações valiosas sobre o mercado-alvo e possíveis oportunidades de crescimento. Por exemplo, uma prática com muitas famílias jovens sugere um maior potencial de crescimento a longo prazo.

Finanças

As finanças são o pulso da operação. Compreender as receitas, despesas e lucros mostra uma imagem clara da saúde financeira da prática e pode aumentar ou diminuir o valor da clínica odontológica.

3 pontos a observar:

  • A receita é a força vital de qualquer negócio, e uma prática com alta receita bruta é mais atraente para potenciais compradores. Sugere uma forte posição financeira e potencial de crescimento.
  • Uma prática com despesas baixas sugere um negócio bem gerido com operações eficientes. Também indica que a prática não está se expandindo financeiramente, o que é uma qualidade atraente para compradores em potencial.
  • A lucratividade mostra a capacidade de uma prática de gerar renda e manter uma linha de fundo saudável. Um consultório odontológico lucrativo é mais valioso, pois indica um bom retorno do investimento para potenciais compradores.
  • Uma prática com receita alta, despesas baixas e lucratividade é considerada mais valiosa do que uma prática com receita baixa, despesas altas e nenhuma lucratividade. O primeiro sugere um negócio bem administrado, estável e lucrativo, enquanto o último implica em dificuldades.

    É importante observar que, mesmo que uma prática tenha receita alta, ela também pode ter despesas altas e baixa lucratividade, o que impactaria negativamente o valor da prática. Portanto, os vendedores de consultórios odontológicos devem considerar todos esses fatores juntos para obter uma imagem completa da situação financeira de um consultório.

    Funcionários

    Como todo empresário sabe, a equipe é a espinha dorsal da prática e suas habilidades e experiência podem impactar significativamente o valor do negócio.

    Uma prática com equipe altamente qualificada e experiente é vista como mais valiosa, pois sugere uma equipe forte que pode fornecer atendimento de alta qualidade aos pacientes.

    Em segundo lugar, é mais provável que um consultório com pessoal altamente qualificado e experiente seja capaz de se adaptar a novas tecnologias e métodos, o que pode ajudar o consultório a manter sua competitividade no mercado.

    Para levar para casa o ponto:

    Pense em uma prática odontológica como uma máquina bem oleada. A equipe é o motor que mantém a máquina funcionando sem problemas. A equipe altamente qualificada e experiente é como um motor potente que pode operar em altas velocidades e suportar cargas pesadas. Por outro lado, funcionários mal treinados e inexperientes são como um motor fraco que luta para manter a máquina funcionando.

    Localização

    A localização desempenha um papel significativo na acessibilidade, visibilidade e demografia da prática.

    Vamos explicar:

    Suponha que sua prática esteja em um local privilegiado com alta visibilidade e acessibilidade. Nesse caso, será mais valioso do que um em uma área inconveniente ou menos visível.

    Por que?

    Uma clínica odontológica em uma localização privilegiada é como uma loja em uma rua movimentada; é facilmente acessível e visível para pacientes em potencial – o que potencialmente significa mais tráfego de pedestres e subsequentes negócios pagos. Além disso, pode impactar positivamente a satisfação do paciente e as taxas de retenção.

    O que acaba sendo um grande atrativo para potenciais compradores.

    Tem mais:

    Aqui estão duas outras razões pelas quais a localização é importante quando se trata de valorizar uma prática odontológica:

    Demografia: Uma prática localizada em uma área com uma grande população de uma população jovem aparentemente abastada, por exemplo, sugere um maior potencial de crescimento a longo prazo.

    Concorrência : Em outras palavras, o número e a proximidade de outros consultórios odontológicos na área. Uma prática odontológica em uma área com poucas outras práticas odontológicas será mais valiosa do que uma em uma área com um grande número de práticas. Veja desta forma: uma prática em uma área com baixa concorrência é como uma pequena loja em uma cidade pequena; é a única opção para os clientes.

    Equipamento

    Sem meias palavras, um consultório odontológico com equipamentos mais novos e bem conservados é mais valioso, pois sugere um negócio bem administrado com tecnologia atualizada.

    Aqui está uma analogia simples:

    Pense nisso como um carro esportivo novinho em folha, brilhante e elegante. Isso fará os potenciais compradores babarem.

    Considere estes pontos-chave ao avaliar o equipamento de sua prática odontológica:

    Idade do equipamento: Equipamentos mais novos são mais valiosos, pois sugerem tecnologia atualizada e menor probabilidade de quebras.

    A condição do equipamento: equipamentos bem conservados são mais valiosos, pois sugerem uma empresa bem administrada que cuidou de seus equipamentos. Pense nisso como um velho calhambeque desajeitado; não vai impressionar ninguém.

    Marca do equipamento: Marcas de renome são mais valiosas, pois sugerem qualidade e durabilidade.

    Tipo de equipamento : Quanto mais avançado o equipamento, mais valiosa a prática.

    Pensando nisso, se você está pensando em vender sua clínica odontológica, recomendamos que:

  • Avalie a idade e a condição de todos os equipamentos na prática. Faça uma lista de todos os equipamentos que estão desatualizados ou precisam de reparos.
  • Programe manutenções e reparos regulares para todos os equipamentos para garantir que estejam em boas condições de funcionamento.
  • Pesquise e invista em equipamentos de tecnologia nova e avançada para atualizar a prática e aumentar seu valor. No entanto, fique dentro das capacidades financeiras da prática.
  • Priorizar equipamentos de marcas conhecidas e conceituadas para garantir qualidade e durabilidade.
  • Mantenha registros detalhados de todas as compras, manutenções e reparos de equipamentos para fornecer transparência e comprovação de equipamentos bem conservados a potenciais compradores
  • Melhor maneira de vender uma clínica odontológica

    Vender seu consultório odontológico é muito parecido com vender uma casa.

    Nesta postagem, discutimos cinco fatores principais a serem considerados ao planejar a venda de uma clínica odontológica, incluindo base de pacientes, finanças, equipe e equipamentos. Mas não se trata apenas de entender esses fatores sozinhos. Trata-se de entender como todos eles se juntam para criar uma imagem completa do valor da prática. Trata-se de ver o quadro maior e não apenas as peças individuais.

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