Placa e Tártaro

Seu sorriso apresenta este tipo de imperfeição?

A definição de placa dentária é “uma substância que contém bactérias que se formam na superfície dos dentes”. Espere - bactérias na minha boca? Sim, as bactérias estão sempre presentes na sua boca, e isso é normal. O que não é bom é quando eles se juntam e grudam nos dentes (ou pontes, implantes, coroas ou aparelhos ortodônticos). É por isso que você deve limpar todas as superfícies dos dentes, inclusive entre os dentes, minuciosamente todos os dias.

Como se forma a placa?

Logo depois que você termina de escovar os dentes, as bactérias orais começam a se fixar na superfície dos dentes. Eles se reúnem principalmente entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. As bactérias se desenvolvem em açúcares e, junto com os depósitos de alimentos, formam uma massa pegajosa chamada placa. Às vezes, a palavra biofilme é usada para se referir à placa. A placa forma-se constantemente e deve ser removida todos os dias.

Por que a placa precisa ser removida?

Razão 1: Cárie dentária

Quando as bactérias quebram os depósitos de alimentos, em particular os carboidratos, elas produzem ácidos que atacam os dentes. Os ácidos dissolvem os tecidos duros mineralizados dos dentes. Se isso acontecer apenas algumas vezes por dia, a saliva terá tempo para se proteger e ajudar a formar os tecidos duros. No entanto, se os ataques de ácido ocorrerem com frequência, os tecidos duros sofrerão um colapso permanente e uma cavidade se formará. Portanto, devemos comer três refeições principais e dois lanches por dia e beber apenas água entre elas. Comer lanches ao longo do dia, especialmente carboidratos, é um importante fator de risco para a cárie dentária.

Evite lanches ao longo do dia, especialmente carboidratos. Para manter seus dentes saudáveis, tente comer apenas três refeições principais e dois lanches entre elas.

Doença gengival

As bactérias se reúnem em grupos, ou colônias, em seus dentes e tecidos orais e, claro, favorecem recantos e fendas que são mais difíceis de limpar. É importante interrompermos as bactérias todos os dias, pois elas liberam substâncias que irritam as gengivas e reagem inflamadas. Essa inflamação é chamada de gengivite. As gengivas ficam inchadas, vermelhas e podem sangrar facilmente quando limpas. Se as bactérias não forem removidas e a inflamação puder progredir, a gengivite pode evoluir para periodontite, onde o osso ao redor do dente começa a se quebrar e o dente perde parte de sua inserção. Com o tempo, os dentes podem ficar soltos. Daí a importância da remoção adequada da placa!

Razão 3: Acúmulo de cálculo / tártaro

Se a placa crescer e não for removida adequadamente, ela pode endurecer, calcificar e formar cálculos. A taxa de acúmulo depende do fluxo e do conteúdo da saliva, do que você come, dos medicamentos e de como você limpa os dentes. A superfície áspera do cálculo torna-o uma superfície ideal para a adesão de mais bactérias. O cálculo freqüentemente se forma ao longo da linha da gengiva e, em particular, nas superfícies internas dos dentes frontais inferiores. O cálculo não pode ser removido com escovagem, mas deve ser removido por um dentista. Pode ser evitado com a remoção diária da placa.

Adaptado de: https://www.tepe.com/uk/tips-and-advice/your-teeth/plaque/