Com que frequência devo substituir minha escova de dentes?

Quando foi a última vez que você trocou sua escova de dentes? Jogamos fora alimentos vencidos, reabastecemos vitaminas e suplementos e substituímos nossos produtos de beleza com frequência, mas quando se trata de saúde, é nossa higiene dental que não recebe tanta atenção quanto outras áreas de nossas vidas. No entanto, existem regras e dicas importantes que você deve seguir para manter a saúde bucal ideal.

Quando trocar sua escova de dentes

A maioria dos dentistas e a American Dental Association (ADA), recomendam trocar sua escova de dentes a cada 3 meses. Com o tempo, as escovas sofrem desgaste normal e se tornam menos eficazes na remoção da placa bacteriana dos dentes e gengivas.

Uma outra consideração em que normalmente não pensamos (e provavelmente não gostamos de pensar) é que os germes podem se esconder e se acumular nas cerdas da escova de dentes. Isso torna importante substituir sua escova de dentes após um resfriado, ou corre o risco de uma possível reinfecção.

Fungos e bactérias também podem se desenvolver nas cerdas se não forem cuidados adequadamente. Após o uso, certifique-se de enxaguar e secar bem a escova de dentes, guardando-a descoberta na posição vertical e mantendo-a longe de outras escovas de dentes usadas. Ao viajar, certifique-se de cobrir a cabeça da escova de dentes para protegê-la e reduzir a propagação de germes.

O que acontece se eu não trocar minha escova de dentes com frequência suficiente?

Se saber que bactérias e fungos se acumulam nas cerdas de sua escova de dentes ao longo do tempo não é motivo suficiente para substituir sua escova de dentes com mais frequência, também há vários outros riscos e problemas pouco convidativos envolvidos em não substituir sua escova de dentes. Um risco inclui danificar as gengivas, pois as escovas de dentes velhas se tornam ineficazes na remoção da placa bacteriana dos dentes, o que leva à gengivite. Se não for tratada, a gengivite leva à infecção, que pode causar a queda dos dentes.

Ainda mais desagradável, você pode adoecer com escovas de dente usadas em excesso (veja: bactérias e fungos se acumulam), sua escova de dentes pode crescer mofo ou, possivelmente, o menos atraente, você pode ingerir partículas indesejadas se armazenadas perto de um banheiro.

O que considerar ao comprar produtos odontológicos?

Pergunte ao seu dentista durante o seu próximo check-up odontológico e limpeza para recomendações sobre o que você deve comprar com base em suas necessidades individuais, seu estado particular de saúde bucal, etc.

Algumas sugestões comuns entre os profissionais de odontologia são procurar escovas com cerdas macias, pois as cerdas duras danificam seus dentes e gengivas, escolha um tamanho de cabeça de escova que toque um ou dois dentes de cada vez, use um creme dental com flúor aprovado pela ADA, considere usando enxaguante bucal para combater ainda mais a placa bacteriana e a gengivite, e não se esqueça do fio dental!